Esta versão eletromagnética do processo de se tirar a sorte com uma moeda, além de torná-lo mais interessante, dificulta qualquer tentativa de fraude pelos efeitos o modo como a moeda ‚ lançada.

Usamos nesta montagem um único componente que é um solenóide.

Este componente, ao ser percorrido por uma corrente elétrica, puxa violentamente um êmbolo, o qual lança uma moeda para cima. Na figura 1 damos uma sugestão de como usar uma caixa para a montagem do aparelho.

 

Montagem física do projeto.
Montagem física do projeto.

 

O circuito poderá ser alimentado tanto por pilhas comuns como por uma pequena fonte de alimentação. Como o aparelho opera segundo princípios do eletromagnetismo, ele pode ser usado como base para trabalhos de ciências ou em atividades paralelas (tema transversal) em cursos fundamentais e médios.

Seu funcionamento é simples: quando uma corrente elétrica percorrida a bobina (solenóide), um forte campo magnético é criado no seu interior. A intensidade desse campo depende tanto da intensidade da corrente como do número de voltas do fio que enrolamos.

Se dentro do solenóide, parte denominada "núcleo", for colocado um objeto de material ferroso, ao se estabelecer a corrente e formar-se o campo, ele será fortemente atraído para o seu interior, conforme sugere a figura 2.

 

Como ligar a pilha na bobina.
Como ligar a pilha na bobina.

 

No nosso caso, dimensionamos o solenóide de modo que ele possa ser alimentado por pilhas comuns. Esse solenóide ser montado em posição vertical tendo como núcleo um parafuso ou outro objeto cilíndrico de metal que possa deslizar suavemente em seu interior.

Quando a corrente for estabelecida o parafuso é puxado para o interior do solenóide jogando a moeda para cima.

Na figura 3 temos o circuito simples deste aparelho, assim como as características do solenóide.

 

O diagrama do projeto.
O diagrama do projeto.

 

A alimentação é feita com pilhas médias ou grandes, dada a corrente exigida. Se for usada uma fonte de alimentação ela deve ser de pelo menos 6 V x 250 V e no máximo 12 V com 1 A.

A bobina consta de 50 metros de fio esmaltado 28 ou 30 AWG num carretel de papelão de 2 cm de comprimento e diâmetro interno de 0,5 cm.

A moeda deve ser leve para maior eficiência no lançamento. O interruptor de acionamento é do tipo "botão de campainha".

Para provar e usar o aparelho é só posicionar o núcleo e a moeda e apertar o interruptor. Verifique se é necessário usar algum tipo de calço sob o núcleo para que os efeitos desejados sejam conseguidos.

 

B1 - 4 pilhas médias ou grandes, ou fonte de alimentação de 6 V - ver texto

S1 - Interruptor de pressão

X1 - Solenóide - ver texto

 

Diversos:

Caixa para montagem, suporte de pilhas, núcleo para o solenóide, fios esmaltados, fios, moeda, etc.