O Site do Hardware Livre - OSHW

Caça ao Fantasma (MIN010)

Eis uma brincadeira interessante que pode ser feita com um transmissor de rádio: um invasor desconhecido se encontra escondido em sua casa. Esse invasor emite sinais que podem ser captados em seu radinho portátil. Sua missão é localizar esse invasor neutralizando-o desligando para isso sua alimentação.

Emissões de rádio podem ser localizadas com facilidade pela diretividade das ondas e pela sua intensidade. Podemos fazer isso dentro de um ambiente fechado usando um transmissor experimental e um radinho de pilhas AM.

Essa é a base dessa brincadeira que propomos. Você monta um pequeno transmissor de sinais e o esconde em qualquer parte de sua casa, clube ou escola.

A finalidade da brincadeira é uma missão que deve localizar o transmissor. Quem conseguir fazer isso em primeiro lugar será o vencedor da competição ou desafio.

O transmissor, ensinamos o leitor a montar. O receptor pode ser qualquer rádio portátil de AM (ondas médias). O alcance do aparelho é da ordem de alguns metros, o que exige uma boa habilidade para sua localização.

O transmissor consiste num simples oscilador Hartley com um único transistor, cuja freqüência é determinada pela bobina L1 e pelo ajuste do capacitor variável CV.

C1 e R1 fazem a realimentação do sinal à base do transistor que mantém as oscilações. C2 desacopla a fonte.

Os sinais são irradiados basicamente pela bobina de ferrite não havendo necessidade de antena. Como a bobina tem uma certa característica de diretividade na irradiação, isso ajuda a torna a brincadeira mais difícil.

Os sinais emitidos são de onda contínua (CW), ou seja, apenas a portadora de RF que é sintonizada num rádio comum de AM, aparecendo no alto-falante como uma espécie de "sopro" facilmente identificável, entre as estações.

O baixo consumo do circuito garante uma boa autonomia para as pilhas. Na figura 1 temos o diagrama do transmissor.

 

Diagrama do transmissor.
Diagrama do transmissor.

 

Como se trata de montagem bastante simples, indicada aos iniciantes, sugerimos utilizar uma ponte de terminais, com a disposição de componentes mostrada na figura 2.

 

Montagem sobre ponte de terminais
Montagem sobre ponte de terminais

 

A bobina é enrolada num bastão de ferrite de 1 cm de diâmetro aproximadamente, e de 15 a 25 cm de comprimento, constando de 50 + 50 espiras de fio esmaltado 28 ou próximo.

O capacitor variável é do tipo aproveitado de um velho rádio AM. O transistor admite equivalentes e os capacitores podem ser tanto cerâmicos como de poliéster.

Para provar o aparelho, ligue nas suas proximidades um rádio AM (ondas médias) comum sintonizado numa freqüência livre em torno de 1200 kHz. Ajuste CV até captar o sinal mais forte.

Para brincar, informe seus amigos que devem estar equipados com rádios AM e qual é a freqüência aproximada do sinal do transmissor.

Depois, esconda o transmissor ligado e dê início ao jogo. Cada participante deve explorar o local com seu radinho sintonizado na faixa indicada até encontrar o sinal do transmissor e em função de sua intensiodade, localizá-lo.

Avise seus amigos que é preciso mexer constantemente na sintonia, pois além das pequenas variações que ocorrem nos próprios rádios, o proóprio transmissor flutua sua freqüência que se desloca constantemente.

Normalmente os sinais serão captados quando os receptores se aproximarem a distâncias de 3 a 6 metros do transmissor. Não esconda o transmissor dentro de objetos ou armários de metal pois esses materiais bloqueiam os sinais.

 

Q1 - BC548 - transistor NPN de uso geral

L1 - Bobina - ver texto

CV - capacitor variável - ver texto

S1 - Interruptor simples

B1 - 3 ou 6 V - 2 ou 4 pilhas pequenas

R1 - 10 k ? x 1/8 W - resistor - marrom, preto, ralanja

C1 - 10 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

C2 - 100 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

Diversos:

Ponte de terminais, suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, fios esmaltados, bastão de ferrite, etc.

 

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Política
O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam
Arnold Toynbee - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)