NOSSAS REDES SOCIAIS -

Nervo Teste TTL (MIN719)

Apresentamos uma versão TTL do conhecido jogo. Nesta versão, o erro do jogador é acusado pela emissão de um som num pequeno alto-falante.

O jogo consiste em se chegar com a argola até o fim do arame sem deixá-la encostar. Se isso acontecer o circuito é acionado com a produção de um som contínuo pelo alto-falante.

O integrado usado neste caso também é o 7400 que é formado por 4 portas NAND de duas entradas as quais formam um oscilador disparado por um sinal externo que vem justamente do contacto do arame com a argola.

A frequência deste oscilador é determinada basicamente pelo capacitor que então pode ter seu valor alterado conforme se deseje um alarme mais grave ou mais agudo.

Na figura 1 temos o diagrama e a placa para esta montagem.

 

Figura 1 – Diagrama e placa
Figura 1 – Diagrama e placa

 

O transistor serve como excitador para que se obtenha um bom volume de som no pequeno alto-falante usado.

A alimentação para este circuito também vem de 4 pilhas pequenas que são ligadas em série juntamente com um diodo 1N914 ou 1N4001 que produz uma pequena queda de tensão de 0,6 V para cair na faixa de 4,5 a 5 V dos circuitos TTL.

O conjunto pode ser montado com facilidade numa pequena caixa plástica devendo o leitor apenas ter cuidado na colocação do circuito integrado observando a disposição de seus terminais.

Para maior dificuldade no jogo o diâmetro da argola pode ser reduzido e as curvas do arame tornadas mais tortuosas.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Recompensa
A recompensa de uma coisa bem-feita é tê-la feito." (The reward of a thing well done, is to have done it.)
Emerson (1803 - 1882) - A Superalma - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)