O Site do Hardware Livre - OSHW

Intercomunicador Secreto (MIN657)

Que tal montar um intercomunicador secreto para conversar com seu irmão, vizinho ou colega sem que ninguém perceba? Bastará para isso fazer a instalação do sistema com os fios escondidos e vocês poderão manter conversas à distância como num verdadeiro telefone secreto. Funcionando com apenas duas pilha este aparelho é muito simples de montar.

Um intercomunicador nada mais é do que um amplificador em que temos a possibilidade de falar e ouvir em duas localidades, mantendo assim diálogos. O sistema descrito é semelhante aos usados pelas secretárias de escritórios, ou então como porteiro eletrônico, com a única diferença que tem menor volume (será preciso falar bem perto do microfone) e que utiliza poucos componentes, muitos dos quais podem até ser aproveitados de aparelhos fora de uso.

Os fios de ligação entre as estações não precisam ser blindados (podem ser fios comuns) e sua distância máxima está em torno de 15 metros. Além desta distância a resistência do fio faz com que o volume do som vá se reduzindo.

A alimentação do circuito é feita com duas pilhas comuns, que terão ótima durabilidade dado o baixo consumo de corrente.

Montando as unidades em caixinhas plásticas (saboneteiras por exemplo), teremos um sistema de uso portátil, até mesmo para comunicações entre barracas de acampamentos.

 

COMO FUNCIONA

Na figura 1 damos o diagrama esquemático do intercomunicador.

 

   Figura 1 – Diagrama do intercomunicador
Figura 1 – Diagrama do intercomunicador

 

Os dois transistores, Q1 e Q2, funcionam como amplificadores, aumentando a intensidade dos sinais captados pelo microfone, que neste caso é o próprio alto-falante de cada estação.

Assim, quando falamos no alto-falante FTE1 ele funciona como microfone e o seu sinal, através da chave S2, é levado à entrada do circuito, sendo amplificado e aplicado a FTE2, que o reproduz.

Na condição de ouvir, a chave S2 inverte as funções. Nesta condição FTE2 funciona como microfone e seu sinal é aplicado à entrada do circuito, havendo depois sua reprodução em FTE1,

Veja então que a chave S2 deve ser acionada sempre que falamos ou ouvimos. Por isso, ao terminar de falar, aquele que estiver na estação remota (FTE2) deve falar “câmbio" para que possamos saber que é hora de mudar a chavinha S2 de ouvir para falar.

S1 serve para ligar e desligar o aparelho e os alto-falantes usados podem ser de qualquer tipo, inclusive aproveitados de radinhos fora de uso ou outros aparelhos.

 

MONTAGEM

Tomando como base uma ponte de terminais para a soldagem dos componentes menores, damos o aspecto real da montagem na figura 2.

 

 Figura 2 – Montagem em ponte de terminais
Figura 2 – Montagem em ponte de terminais

 

O resistor R1 pode ter valores entre 1M (marrom, preto, verde) e 2M2 (vermelho, vermelho, verde). Você pode fazer testes -no sentido de encontrar o valor que dê melhor volume sem distorção.

O capacitor C1 também não é um componente crítico. Podem ser experimentados valores entre I00 nF (104, 0,1, 100 k) e1 µF (1u, 105).

Os fios de ligação entre as estações são paralelos e, preferivelmente, não muito finos.

 

PROVA E USO

Para testar seu intercomunicador, basta colocar as pilhas no suporte e acionar S1, que liga a unidade.

Depois bata levemente com o dedo num alto-falante e veja se o som sai no outro, determinando assim qual é a estação que está na condição de falar e qual na de ouvir.

Aproxime então o falante da estação “ouvir" do ouvido e fale no outro, ou bata os dedos, para ver se há reprodução.

Inverta a posição da chave S2 e troque de função os alto-falantes.

 

Q1 - BC548 ou equivalentes - transistor NPN de uso geral

Q2 - BC558 ou equivalentes - transistor PNP de uso geral

B1 A- 3 V - 2 pilhas pequenas

S1 - interruptor simples

S2 - chave de 2 pólos x 2 posições

R1 - 1M2 x 1/8 W - resistor (marrom, vermelho, verde)

C1 – 470 nF - capacitor cerâmico ou de poliéster

FTE1, FTE2 - alto-falantes de 4 ou 8 Ω

Diversos: ponte de terminais, suporte de pilhas, caixas para montagem, fios, solda etc.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Trabalho
O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade. (Le travail éloigne de nous troix grands maux: lennut, le vice ET le besoin."
Voltaire (1694 - 1778) - Cândido - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)