O Site do Hardware Livre - OSHW

Versão Sonora do Nervo Teste (MIN656)

Esta versão do jogo de habilidade conhecido como Nervo-teste não dá choques em ninguém, mas também é impossível de ser enganada.Um circuito eletrônico dispara ao mínimo toque do arame na argola e assim permanece por alguns segundos.

Simples de montar, trata-se de projeto indicado ao iniciante.

O jogo do Nervo-Teste, para quem não sabe, consiste num arame tortuoso e uma argola. O jogador deve passar a argola pelo arame tortuoso sem tocar um no outro, pois se isso acontecer o circuito eletrônico dispara e o alarme toca.

A cada toque o jogador perde um ponto ou então é desclassificado, conforme combinação prévia.

Ganha quem conseguir passar a argola até o final do arame sem deixar o alarme tocar, ou tocar menor número de vezes.

O circuito apresentado é muito simples e funciona com apenas duas pilhas pequenas.

A base do circuito é um simples oscilador de áudio cujo som emitido depende basicamente do capacitor C2. O capacitor C1 serve para determinar o tempo de disparo em cada toque, podendo ter valores entre 22 e 220 µF. O ideal é 100 µF, quando o toque tem um tempo suficiente apenas para ser percebido.

Quando o arame encosta na argola, mesmo que por um breve instante, este capacitor se carrega e depois descarrega-se lentamente através do circuito oscilador, que entra em ação produzindo um som que imita uma sirene.

O trimpot P1 serve para ajustar o tempo de toque e a tonalidade do som emitido.

 

MONTAGEM

Começamos por dar o diagrama completo do aparelho na figura 1.

 

   Figura 1 – Circuito do nervo-teste
Figura 1 – Circuito do nervo-teste

 

A montagem, como é indicada para iniciante, pode ser realizada numa ponte de terminais. (figura 2).

 

  Figura 2 – Montagem usando uma ponte de terminais
Figura 2 – Montagem usando uma ponte de terminais

 

Essa ponte será fixada posteriormente no interior de uma caixa plástica.

Um ponto importante da montagem é o par formado pela argola e o arame tortuoso. Usamos para isso fio comum de ligação (16 ou 14AWG). A capa do fio não é retirada totalmente, já que podemos deixar um pedaço em cada um para servir de cabo, por onde o jogador segurará as duas peças.

Na figura 3 mostramos como são preparados estes dois elementos.

 

   Figura 3 - Montagem dos arames
Figura 3 - Montagem dos arames

 

Na montagem é importante observar a polaridade do capacitor eletrolítico. Você pode experimentar diversos valores para este componente, conforme o tempo desejado para o toque sonoro. A tensão de trabalho deve ser superior a 3 V para este componente.

O outro capacitor pode ter valores entre 47 e 100 nF, admitindo-se tanto os tipos cerâmicos, cuja marcação pode ser 473 ou 104, como de poliéster, cuja marcação pode ser 0,047 ou 0,1 µF.

Os resistores são todos de 1/ 8 ou ¼ W e o alto-falante é pequeno de 8 Ω.

Mesmo os transistores admitem equivalentes. Para Q1 pode ser experimentado qualquer NPN de silício de uso geral e para Q2 qualquer PNP de silício de uso geral. Experimente os que tiver em sua sucata, mas respeite a ordem de ligação de emissor (E), coletor (C) e base (B), o que significa que você deve saber identificar estes terminais.

Para as pilhas use um suporte próprio. observando a polaridade da ligação.

 

PROVA E USO

Coloque as pilhas no suporte. Não precisamos usar um interruptor geral, pois mantendo o arame e a argola separados praticamente não há consumo de energia. Apenas quando guardar o aparelho retire as pilhas do suporte para maior segurança.

Encoste o arame na argola e ajuste P1 para que o som emitido seja de timbre agradável e de duração de acordo com o gosto dos jogadores.

Solte o arame, separando-o da argola e veja por quanto tempo o som persiste. Se quiser aumentar este tempo, aumente o valor de C1.

Depois é só brincar, verificando quem consegue passar a argola pelo arame sem deixar a aparelho tocar.

 

Q1 - BC548 ou equivalentes -transistor NPN de silício

Q2 - BC558 ou equivalentes -transistor PNP de silício

FTE - alto-falante de 5 cm x 89

B1 – 3 V - 2 pilhas pequenas

C1 – 100 µF - capacitor eletrolítico

C2 -100 nF ou 47 nF - capacitor cerâmico ou de poliéster

P1 – 100 k - trimpot

R1 - 10 k - resistor (marrom, preto, laranja)

R2 - 1k2 - resistor (marrom, vermelho, vermelho)

Diversos: fio grosso para fazer o arame e a argola, ponte de terminais, suporte para 2 pilhas pequenas, fios, caixa para montagem, solda, etc.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novo Ano e Novas Perspectivas (OP185)

2019 começa. E com ele novas esperanças e perspectivas de um novo rumo para nosso país e nossos negócios o que é muito bom, principalmente para nós que somos do mundo da tecnologia. Temos uma vantagem. A tecnologia exige de nós uma formação diferenciada e isso nos leva a uma participação muito importante nas mudanças que estão por vir e, muito mais, um aumento de nossa responsabilidade.

Leia mais...

Citaçes
As citaçes clássicas são a senha dos literatos do mundo inteiro. (Classical quotation is the parole of literary men all over the world.)
Samuel Johnson (1709 1784) Dicionário da Língua Inglesa -Prefácio - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)