NOSSAS REDES SOCIAIS -

Triplicador de Tensão (MIN265)

Na rede de 110 V podemos obter deste circuito uma tensão contínua da ordem de 450 V e na rede de 220 V poderemos obter perto de 900 V, sem carga. A corrente máxima é da ordem de algumas dezenas de miliampères. O que temos é um triplicador de tensão que multiplica por 3 a tensão de entrada da rede de energia e a retifica para alimentação de algum circuito eletrônico.

Os capacitores devem ter uma tensão de trabalho que seja pelo menos duas vezes a tensão de pico da rede em que o circuito funcionar. Isso significa pelo menos 300 V para a rede de 110 V e o dobro para a rede de 220 V. Com capacitores maiores, podemos obter uma corrente de saída maior.

O mesmo circuito também opera com baixas tensões alternadas, caso em que as tensões de trabalho dos capacitores e dos diodos também podem ser menores.

Na figura 1 temos o circuito completo do triplicador e na figura 2 a disposição dos componentes numa pequena ponte de terminais.

 

Figura 1 - Diagrama do triplicador
Figura 1 - Diagrama do triplicador

 

Figura 2 - Montagem em ponte de terminais
Figura 2 - Montagem em ponte de terminais

 

Se o circuito for ligado diretamente à rede de energia, coloque em série um fusível de 1 A.

Cuidado: este circuito não é isolado da rede de energia, podendo causar choques perigosos em que o tocar.

 

D1, D2, D3 - 1N4007 - diodos de silício

C1, C2, C3 - 8 µF x 300 V (110 V) ou 8 µF x 600 V (220 V) - capacitores eletrolíticos

Diversos: ponte de terminais, fios, solda, etc.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

Sensatez
Toda coisa sensata já tem sido pensada; apenas, tem que se tentar pensá-la de novo. (Alles Gesceite ist schon gedacht worden, man muss nur versuchem, es noch einmal zu danken.)
Goethe (1749 - 1832) - citado em Anos de Aprendizado - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)