Pilhas comuns como as secas e alcalinas não podem ser recarregadas. O processo químico de fornecimento de energia dessas pilhas consiste em reações irreversíveis.

No entanto, dependendo do uso, muitas vezes as pilhas apresentam sinais de esgotamento quer seja pela formação de gases ou pelo menor velocidade de ação dos polarizantes, sem que estejam com sua capacidade de fornecimento de energia totalmente terminada.

Para essas pilhas uma pequena corrente de excitação ou rejuvenescimento pode ajudar a prolongar sua vida útil, com o fornecimento de energia por mais algum tempo.

É claro que esse processo deve ser feito com cuidado, pois uma corrente muito intensa, principalmente nas pilhas alcalinas, pode causar sua explosão ou vazamento.

Assim, o que propomos é um circuito rejuvenescedor que serve para pilhas comuns, podendo em alguns casos, quando a pilha não está totalmente esgotada, prolongar sua capacidade de funcionamento por mais algum tempo.

O circuito consiste numa fonte simples de baixa corrente na qual devem ser ligadas as pilhas. Esse circuito é mostrado na figura 1.

 

Diagrama do Rejuvenescedor de Pilhas
Diagrama do Rejuvenescedor de Pilhas

 

Os resistores são selecionados de acordo com as pilhas que vão ser estimuladas.

O circuito permite a recarga simultânea de 1 a 4 pilhas do tipo AA, C e D e até mesmo baterias de 9 V. A polaridade da ligação das pilhas em rejuvenescimento deve ser observada.

O tempo de rejuvenescimento vara entre 1 e 6 horas, dependendo do estado das pilhas.

É claro que não se garante o prolongamento da vida útil das pilhas depois de muitas vezes que ela seja colocada nesse aparelho, pois conforme dissémos as reações em seus interiores é irreversível. O que fazemos é apenas prolongar a vida útil.

O transformador usado deve ter enrolamento primário de acordo com a rede local e secundário de 9 a 12 V com corrente entre 500 mA e 800 mA.

Na figura 2 temos o aspecto final da montagem.

 

O Rejuvenescedor de Pilhas numa ponte de terminais
O Rejuvenescedor de Pilhas numa ponte de terminais

 

Use garras vermelho e preta para fazer sua conexão nos suportes das pilhas em rejuvenescimento, sempre observando a sua polaridade. Se notar sinais de vazamento ou aquecimento em alguma pilha retire-a do suporte e descarte-a pois ela já admite mais nenhum processo de prolongamento de sua vida útil.

Lembre que existem procedimentos recomendáveis para descartas pilhas, pois as substâncias em seu interior são tóxicas.

 

 

D1 - 1N4002 - diodo retificador de silício

LED1 - LED vermelho comum

T1 - Transformador - ver texto

R1 - 470 ? x 1 W - resistor

R2 - 220 ? x 2 W - resistor

R3 - 100 ? x 2 W - resistor

R4 - 1 k ? x 1/8 W - resistor

C1 - 470 µF x 30 V - capacitor eletrolitico

G1, G2 - Garras vermelha e preta

 

Diversos:

Cabo de força, suportes de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.