Os pequenos buzzers piezoelétricos (cerâmicos) não possuem muita potência sonora, sendo indicados para aplicações mais modestas como despertadores, relógios, avisos em carros e computadores. Podemos, entretanto, aumentar a potência sonora de um buzzer desse tipo com a utilização de um recursos eletromecânico, um simples relé.

A tensão induzida na bobinado relé na comutação é muitas vezes maior que a tensão fornecida para a sua alimentação, podendo então significar um bom aumento da potência sonora do buzzer se for aplicada a esse elemento.

O próprio relé atua como um vibrador, determinando a frequência de operação do sistema que se torna muito simples e compacto. Na figura 1 temos o diagrama completo do vibrador com o buzzer.

 

Figura 1 – Diagrama completo do vibrador com buzzer
Figura 1 – Diagrama completo do vibrador com buzzer

 

O aspecto real da montagem é mostrado na figura 2.

 

Figura 2 – Aspecto real da montagem
Figura 2 – Aspecto real da montagem

 

Na figura tomamos como exemplo um relé de 6 V com base DIL da Metaltex, mas podem ser usados outros tipos, com tensões de 12 V desde que tenham contatos reversíveis.

O capacitor determina a frequência do som emitido, podendo ser usados tipos de 10 nF a 220 nF ou mesmo mais, conforme as características do relé utilizado.

BZ- Transdutor piezoelétrico – buzzer (sem oscilador)

K1- Relé de 6 ou 12 V com 100 ou 50 mA de corrente – Metaltex

S1 – Interruptor de pressão

B1- 6 V ou 12 V – pilhas ou fonte

C1 – 10 nF a 220 nF – capacitor cerâmico ou poliéster

Diversos: suporte de pilhas, fios, solda, etc.