NOSSAS REDES SOCIAIS -

VU-METER simples (MIN036)

Eis um circuito simples que pode ser ligado na saída de qualquer aparelho de som para fazer um instrumento "balançar" no ritmo da música.

O instrumento usado é um microamperímetro de 0-200 uA ou valor próximo desse, pois o projeto não é crítico. Este instrumento, de baixo custo, pode até ser aproveitado de algum equipamento que o leitor tenha fora de uso.

O circuito é ligado em paralelo com a saída dos alto-falantes dos dois canais do aparelho de som (um para cada se o aparelho for estéreo, se o leitor quiser).

O único ajuste a ser feito é de um trimpot que tem por finalidade encontrar a sensibilidade do circuito de acordo com a potência do aparelho de som. Na figura 1 temos o diagrama completo do VU-meter simples.

 

Diagrama do VU-METER SIMPLES
Diagrama do VU-METER SIMPLES

 

A disposição dos componentes numa ponte de terminais é mostrada na figura 2.

 

Montagem do VU-METER SIMPLES numa ponte de terminais
Montagem do VU-METER SIMPLES numa ponte de terminais

 

O conjunto pode ser colocado no interior de uma caixinha plástica ou mesmo adaptado à caixa do amplificador ou equipamento de som que o leitor possua. No caso, pode ser "embutido no painel" ou ainda de outra forma, conforme o gosto de cada um.

O diodo admite equivalente como o 1N4148 ou 1N4007. O trimpot é comum‚ o resistor é de 1/8 W ou maior. Dependendo da inércia desejada ou velocidade de resposta do instrumento o capacitor C1 pode ser alterado na faixa de valores que vai entre 1 µF até 100 µF.

Será interessante o leitor fazer experiências pois cada instrumento tem suas próprias características e o capacitor ajuda a fazer a adaptação do circuito. Os eletrolíticos podem ter qualquer tensão de trabalho a partir de 12 volts.

Para ajustar o aparelho, ligue os pontos A e B na saída de seu sistema de som (fios que vão para os alto-falantes). Depois, abra ligeiramente o volume e ajuste P1 até que o ponteiro oscile suavemente ao ritmo da música. Se notar que o ponteiro tende a deflexionar para o lado errado, inverta as ligações do instrumento M1.

Qualquer microamperímetro com fundo de escala entre 100 uA e 0,1 mA pode ser experimentado.

 

D1 - 1N4002 ou equivalente - diodo de silício

P1 - 47k ? - trimpot

R1 - 1 k ?, 1/8 W - resistor - marrom, preto, vermelho

C1 - 1 a 47 µF/12 V - capacitor eletrolítico

M1 - 0-200 uA -microamperímetro comum - ver texto

 

Diversos:

Ponte de terminais, terminal de entrada para ligação (ponte com parafusos), caixa para montagem, fios, solda, etc.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Patriota
Não existem patriotas em filas do INPS.
Luis Fernando Veríssimo (1936) - A Grande Mulher Nua - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)