NOSSAS REDES SOCIAIS -

Flash Unijunção (MIN768)

O circuito simples que descrevemos pode servir para sinalização, indicação de funcionamento, decoração de robôs, brinquedos, etc. Sua finalidade é fazer com que um LED pisque, produzindo flashes de curta duração com um baixíssimo consumo de energia, já que indicamos a aplicação para alimentação por pilhas ou bateria.

Trata-se basicamente de um oscilador de relaxação com transistor unijunção (com componente que tende a desaparecer) onde C1 carrega-se lentamente através de P1 e R1 até ser atingido o ponto do disparo do transistor.

Quando isso ocorre, o transistor dispara e o capacitor se descarrega através do LED e R3, fazendo o LED piscar. O valor de C1 e R3 determina a intensidade das piscadas produzidas. Na figura 1 temos o circuito completo proposto.

 

 


 

 

 

Na figura 2 temos a montagem feita numa ponte de terminais, com alimentação de 6 V. A montagem também poderá ser feita numa matriz de contatos.

 

 


 

 

 

Na montagem, observe a posição do transistor unijunção e polaridade do LED, capacitor eletrolítico e fonte de alimentação. O LED pode ser de qualquer cor.

Usando um capacitor de 1000 µF podemos obter piscadas de grande intensidade de um LED branco.

 

Q1 – 2N2646 – transistor unijunção

LED1 – LED comum de qualquer cor

S1 – Interruptor simples

B1 – 6 a 12 V – pilhas ou bateria

P1 – 1 M Ω – potenciômetro lin ou log

C1 – 10 µF a 100 µF – capacitor eletrolítico

C2 – 100 µF – capacitor eletrolítico

R1 – 10 k Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, laranja

R2 – 470 Ω x 1/8 W – resistor – marrom, amarelo, marrom

R3 – 10 Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, preto

 

Diversos:

Ponte de terminais, suporte para pilhas, botão para o potenciômetro, fios, caixa para montagem, solda, etc.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Tecnologia
O grande perigo da tecnologia é implantar no homem a convicção enganosa de que é onipotente, impedindo-o de ver sua imensa fragilidade.
Hermógenes - Mergulho na Paz - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)