O projeto que apresentamos neste artigo é de uma sirene intermitente que leva apenas um circuito TTL do tipo 7400 (formado por 4 portas NAND de duas entradas).

Este circuito integrado é ligado de modo a formar dois osciladores de baixa frequência, um produzindo um sinal de áudio e o outro modulando-o.

 

Figura 1 – Circuito e placa
Figura 1 – Circuito e placa

 

O sinal de áudio obtido com interrupções que fazem o som parecer com o de uma sirene é aplicado a um transistor que o amplifica antes de levá-lo ao transdutor final que é um pequeno alto-falante.

Com a utilização de um transistor de potência como o BD135 diretamente pode-se obter um sinal de aproximadamente 1 W num alto-falante pequeno,o que significa um bom volume.

Se o leitor quiser mais volume pode optar pelo circuito Darlington mostrado na figura 2 em que com um transistor 2N3055 pode-se ter uma potência sonora de vários Watts.

 

Figura 2 – Etapa de maior potência
Figura 2 – Etapa de maior potência

 

Neste caso, entretanto, a etapa osciladora formada pelo circuito integrado deve ser alimentada com 5 V enquanto que o restante deve ser alimentado com tensão maior, como por exemplo 12 V, para se obter a potência desejada.

A frequência de modulação da sirene é determinada pelo capacitor eletrolítico, enquanto que a tonalidade do som é determinada pelo capacitor menor.

Ambos podem ter os seus valores alterados segundo o desempenho desejado pelo leitor.

O transistor de potência 2N3055 deve ser montado em dissipador de calor.

A montagem do circuito pode ser feita numa pequena placa de circuito impresso devendo o leitor observar a posição do integrado e a polaridade do capacitor eletrolítico.

O alto-falante deve suportar a potência do circuito e ter uma impedância de 8 Ω.