Uma aplicação imediata para este circuito é na sinalização de portas de garagens, fazendo duas lâmpadas piscar alternadamente numa frequência que pode ser ajustada em P1.

 

Na figura 1 mostramos o circuito completo deste pisca-pisca que é capaz de controlar até 200 W de lâmpadas em cada canal.

 

 


 

 

Observe que temos um setor de alimentação de baixa tensão para o circuito integrado e um setor de alta tensão que controla as lâmpadas. Os terminais de terra dos dois circuitos devem ser comuns para que haja retorno das correntes em cada setor. Veja que isso não faz com que as tensões que alimentem os dois circuitos se misturem.

Na figura 2 temos uma sugestão de placa de circuito impresso para esta montagem.

 

 


 

 

Os SCRs devem ser dotados de radiadores de calor e o transformador usado na fonte de baixa tensão pode ser bem pequeno, com corrente a partir de uns 50 mA, pois a corrente necessária ao disparo dos SCRs é muito baixa.

Para a alimentação das lâmpadas deve ser usado fio isolado apropriado e o fusível de proteção na entrada é muito importante. Seu dimensionamento deve ser tal que ele tenha de 2 a 3 vezes a corrente necessária à alimentação das lâmpadas.

A frequência é ajustada em P1, mas também depende do valor de C2. Para piscadas muito lentas, o capacitor C2 pode ser aumentado.

O SCR deve ter sufixo de acordo com a tensão da rede. O sufixo B é para rede de 110 V e o sufixo D para a rede de 220 V.

Observamos que o circuito não é isolado da rede, devendo ser tomadas as devidas precauções para que toques acidentais nas partes desprotegidas não causem choques.

 

 

Semicondutores:

CI-1 – 4093 – Circuito integrado CMOS

SCR1, SCR2 – TIC106 B ou D – SCR conforme a rede de energia

D1, D2 – 1N4002 – diodos retificadores

 

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 – 100 k Ω – marrom, preto, amarelo

R2, R3 – 4,7 k Ω – amarelo, violeta, vermelho

R4, R5 – 2,2 k Ω – vermelho, vermelho, vermelho

P1 – 2,2 M Ω -trimpot ou potenciômetro

 

Capacitores:

C1 – 1 000 µF x 16 V – eletrolítico

C2 – 220 nF a 470 nF – cerâmico ou poliéster

 

Diversos:

T1 – Transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 7,5 + 7,5 V ou 6 + 6 V – corrente de 50 a 300 mA

S1 – Interruptor simples

F1 – Fusível – 1 a 4 A

X1, X2 – lâmpadas incandescentes conforme a rede local e potência até 200 W

Placa de circuito impresso, botão para o potenciômetro (se for usado), soquete para as lâmpadas, radiadores de calor para os SCRs, cabo de força, suporte para fusível, caixa para montagem, fios, solda, etc.