Na falta de um foto-transistor ou de um foto-diodo numa aplicação de emergência ou mesmo para solucionar um pequeno problema de optoeletrônica, um LED comum pode ser usado como foto-sensor sensível. O circuito da figura 1 mostra como fazer isso.

 


 

 

 

P1 ajusta o ponto de disparo ou de condução do transistor. O sensor é um LED comum e a resposta de frequência para a cor da luz depende justamente do tipo de LED usado.

 

O ganho do circuito é dado por R3 que pode ser aumentado para até 4,7 M Ω de modo a se obter o máximo, sem problemas de instabilidade.

 

A fonte de alimentação não precisa ser simétrica e transistores de efeito de campo de junção equivalentes podem ser usados, assim como amplificadores operacionais. A resposta de freqüência deste circuito é da ordem de algumas dezenas de quilohertz.

 

Na figura 2 temos uma sugestão de placa de circuito impresso para implementação deste sensor com LED. Recursos ópticos devem ser usados para concentrar a luz no LED e assim se obter maior diretividade e sensibilidade.

 


 

 

 

A saída pode ser ligada a etapas de potência com transistores para acionamento de relés ou outras cargas de potência. Essa saída será da ordem de 1 a 2 V no nível baixo e de 7 a 8 V no nível alto, conforme iluminação do LED.

 

CI-1 – 741 ou equivalente – amplificador operacional

Q1 – BF245 – transistor de efeito de campo de junção (JFET)

LED – LED comum de qualquer cor – ver texto

R1, R2 – 47 kΩ x 1/8 W – resistores

R3 – 1 MΩ x 1/8 W – resistor

P1 – 1000 kΩ – trimpot

Diversos:

Placa de circuito impresso, fios, solda, etc.