Para mostrar as possibilidades que as placas de circuitos impresso universal oferecem à montagens com circuitos integrados, damos um interessante pisca-pisca com um CI 7400 o qual pode acionar dois LEDs.

Neste circuito um único circuito integrado 7400 atua com um multivibrador cuja frequência basicamente é determinada pelos capacitores eletrolíticos. O leitor pode, portanto, aumentar o valor desses capacitores se desejar que os LEDs pisquem mais devagar, e reduzir o valor dos capacitores se desejar que estes pisquem mais rapidamente.

O circuito integrado pode ser soldado diretamente na placa universal, mas se o leitor tiver a possibilidade de usar um soquete para a colocação deste componente isso será preferível.

O circuito completo do nosso pisca-pisca é dado na figura 1, enquanto que a disposição dos componentes na placa universal assim como as coordenadas dos pontos de interrupção, na figura 2.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

Figura 2
Figura 2

 

Observe cuidadosamente a polaridade do capacitor eletrolítico C1 e do capacitor C2.

A alimentação desse pisca-pisca pode ser. Feita com uma tensão de 4,5 ou 5 V. No caso de 4,5 V ela pode ser de três pilhas pequenas ligadas em série, enquanto que no caso de 5 V deve ser usada uma fonte especial.

 

CI - 7400 (Circuito Integrado TTL)

C1,C2 - Capacitores eletrolíticos de 100 µF à 500 µF x 6 V (o valor depende da frequência desejada)

LED1, LED2 - diodos emissores de luz vermelha para uso geral

R1, R2 - 4,7 kΩ x 1/8 W- resistor (amarelo, violeta, vermelho)

R3, R4 - 100 Ω x 1/8 W - resistor (marrom, preto, marrom)

Diversos: fios, solda, suporte para pilhas, placa de circuito impresso universal, etc.

Observação: os circuitos TTL não podem ser alimentados por tensões maiores que 5 V. Não devem também ser ligadas lâmpadas à saída do circuito pois este não pode fornecer uma corrente maior do que exigida pelos LEDs neste projeto.