Se bem que muito simples este circuito se baseia em princípios de lógica digital, que são os mesmos encontrados nos computadores avançados.

Isso significa que, na verdade, estaremos demonstrando de uma forma elementar como funcionam os grandes computadores digitas, como os PCs. O aparelho também pode ser usado como brinquedo, já que poderá trabalhar com perguntas e respostas sobre os mais variados assuntos, inclusiva com a possibilidade de ampliação do circuito para maior número de combinações.

 

Funcionamento

O princípio de funcionamento é muito simples: num painel existem duas colunas paralelas de pequenos pregos ou percevejos associados à perguntas e respostas, mas não na ordem certa. A cada pergunta correspondente então um contato elétrico e o mesmo ocorre com a resposta, que têm uma interligação invisível.

O jogador, com duas pontas de prova, deve encostar uma delas na pergunta e procurar a resposta com a outra. Quando pergunta e resposta corresponderem o circuito fecha e o LED acende.

Esse é o princípio de funcionamento das portas lógicas E (AND), o que significa que o circuito só fornece uma saída (LED aceso) se uma E outra entrada forem excitadas.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama do aparelho.

 

Figura 1
Figura 1

 

Na figura 2 o aspecto da montagem. Neste diagrama temos 5 perguntas, mas esse número pode ser ampliado.

 

Figura 2
Figura 2

 

A disposição dos componentes numa ponte de terminais também é mostrada na figura 2.

O LED pode ser de qualquer cor, mas deve ser observada sua polaridade dada pelo lado chato. Para o painel de perguntas podem ser usados preguinhos ou percevejos.

As pontas de prova podem ser improvisadas com preguinhos.

 

Demonstração

* Procure o princípio de funcionamento dos circuitos lógicos e faça um cartaz;

* Use cartolinas com perguntas e respostas abordando assuntos diferentes.

 

LED- LED comum de qualquer cor

B1 - 3 V- duas pilhas pequenas

R1 - 330 Ω x 1/8 W - resistor - laranja, laranja, marrom

PP1, PP2 - pontas de prova

Diversos:

Ponte de terminais, suporte de pilhas, base para o painel, preguinhos ou percevejos, fios, solda, etc.