Samuel Morse foi o inventor do telégrafo, que é um sistema elétrico de comunicações, capaz de enviar e receber mensagens.

Nesse sistema, o que temos é uma chave que interrompe e estabelece a corrente num circuito, funcionando como transmissor.

Distante, na estação receptora, temos um dispositivo qualquer que possa ser acionado pela corrente e percebido por alguém.

No sistema de Morse havia um eletro-imã que atraia uma chapinha, fazendo um barulho, todas as vezes que a chave era fechada. No nosso, temos um indicador luminoso, um LED que acende quando a chave for acionada.

O código que Morse inventou era simples, um toque de curta duração na chave era um ponto e um toque com duração maior era um traço. Juntando pontos e traços era possível codificar símbolos, números e letras (veja no site Código Morse).

Assim, um toque curto e um toque mais longo corresponde à letra A. Operadores treinados podem enviar e receber mensagens codificados rapidamente.

Até hoje em muitos casos este tipo de mensagem ainda é utilizado, devendo os operadores ter cursos para usar o código em situações de emergência.

Nosso telégrafo pode ser usado com fios até 100 metros de comprimento.

Na figura 1 temos o diagrama completo do telégrafo.

 

Diagrama do telégrado simplificado.
Diagrama do telégrado simplificado.

 

Na figura 2 temos o aspecto da mensagem, Os fios (a) e (b) podem ser muito longos.

 

Montagem do telégrafo.
Montagem do telégrafo.

 

O manipulador pode ser fabricado com uma chapinha de metal, uma base de madeira e um pequeno prego. O LED poder de qualquer tipo ou cor. O resistor é de 1/8 W e seu valor pode ficar entre 470 ? e 1k.

Para as pilhas deve ser usado um suporte e a interligação entre as estações deve ser feita com fios finos isolados. Para usar é só apertar o manipulador e verificar se o LED acende.

 

O que explicar:

* Procure numa enciclopédia ou internet algo sobre os telégrafos

* Procure o Código Morse e tente enviar e receber mensagens utilizando-o

* Procure telegramas antigos ou informações sobre os telégrafos antigos

* Explique como o telégrafo evoluiu para o faz, modem e depois internet.

 

B1- 3 V - 2 pilhas

M - manipulador

R1- 470 ? a 1 k - resistor

LED - LED comum

Diversos:

Suporte de pilhas, ponte de terminais, fios, solda, etc.