Nos estudos de ciências do primeiro grau e de física do segundo grau descreve-se um aparelho denominado "eletroscópio de folhas", que consiste num instrumento capaz de detectar cargas elétricas acumuladas num um corpo, ou seja, verificar se um corpo está ou não "carregado" de eletricidade estática.

O eletroscópio original é feito com folhas de ouro, que é um material caro, mas existe uma alternativa simples e barata que pode ser usada com excelentes efeitos práticos para aplicações didáticas o qual justamente descrevemos neste artigo.

Esse eletroscópio usa material que pode ser conseguido em casa (não precisa comprar nada!) e detecta cargas elétricas acumuladas em pentes, réguas, pedaços de acrílico, plásticos, roupas, etc. Na figura 1 temos o aspecto deste eletroscópio.

 

Figura 1
Figura 1

 

Usando um vidro de boca larga (maionese, por exemplo), preferivelmente com tampa plástica, encaixamos um fio de cobre dobrado de modo a formar um gancho.

Nesse gancho vamos pendurar um pedaço de papel alumínio bem fino dobrado em V. O alumínio deve ser o mais fino possível para ser obtida maior flexibilidade, pois dela depende a sensibilidade do eletroscópio.

Para experimentar o eletroscópio atrite um pente de plástico, uma caneta esferográfica ou mesmo uma régua de plástico na sua roupa, de modo a gerar uma boa carga elétrica.

Aproximando ou mesmo tocando na argola de cobre, conforme mostra a figura 2, deve ocorrer a repulsão das folhas de alumínio que então "abrem".

 

Figura 2
Figura 2

 

Quanto maior for o ângulo de abertura das folhas, mais carregado estará o objeto que tocou na argola.

Explique, na demonstração ou aula, que as folhas abrem porque ficam carregadas com cargas elétricas do mesmo sinal (positivas ou negativas) e por isso surge entre elas uma força de repulsão.

Faça uma demonstração atritando em seda ou lã diversos tipos de materiais, demonstrando assim quais se eletrizam com mais facilidade.

 

Nos dias úmidos, a experiência pode ser mais difícil, pois os objetos carregados perdem rapidamente as cargas adquiridas.