Esta é uma das mais tradicionais experiências de Eletroquímica e pode ser feita com muita facilidade na versão original com ácido sulfúrico ou numa versão mais segura com água e sal.

 

Apenas um suporte de pilhas e um copo com a substância usada são necessários para demonstrarmos um importante fenômeno químico, que é a de composição da água ou ainda a obtenção de reações químicas a partir de correntes elétricas.

 

O que explicar:

Fazendo uma corrente elétrica circular por uma solução química, podemos ter reações que alteram as propriedades das substâncias envolvidas.

Se a corrente circular por um copo contendo água com um pouco de ácido sulfúrico dissolvido, por exemplo, a corrente decompõe a água e surgem bolhas dos seus elementos formadores nos fios elétricos.

No fio positivo surgem bolhas de oxigênio, enquanto que no fio negativo surgem bolhas de hidrogênio.

Procure nos livros a reação de decomposição da água e faça um cartaz explicativo.

Se a solução usada for água e sal, teremos uma reação diferente com o desprendimento de gases dos fios e ainda a mudança da coloração do líquido

que se torna azulado em função das reações que ocorrem com o cloro do cloreto de sódio (sal) e os metais dos fios.

 

Montagem:

Na figura 1 temos o esquema do aparelho e o aspecto real da montagem.

 


 

 

 

No copo enfiamos dois pedaços de fio sólido ou rígido comum dos quais tenhamos descascado aproximadamente 5 cm de suas pontas.

Soldamos as outras pontas nos fios do suporte de pilhas para garantir um bom contato.

Se for usada uma solução de ácido sulfúrico, peça ao professor de química que a forneça bem diluída e tenha muito cuidado ao usa-Ia.

Logo ao colocar as pilhas no suporte, deve começar a circulação da corrente com o aparecimento de bolhas e no caso da água e sal, em pouco tempo a solução se torna turva.

De tempos em tempos, no caso da água e sal, substitua a solução por uma nova.

 

B1 - 3 ou 6 V - 2 ou 4 pilhas pequenas, médias ou grandes

X1 - Copo com solução – ver texto

 

Diversos:

Fios, suporte de pilhas, solda, etc.