O Site do Hardware Livre - OSHW

Proteção Crowbar (MIN263)

Este circuito de proteção contra excesso de tensão numa carga funciona de uma maneira interessante: quando a tensão de saída supera o valor fixado pelo zener Z1, o SCR dispara e coloca em curto-circuito a saída, provocando a queima do fusível. Desta forma a alimentação do circuito é imediatamente cortada.

O zener é então determinado pela tensão em que se deseja produzir o corte da corrente e o fusível deve ter um valor intermediário entre a máxima corrente exigida pela carga alimentada e a máxima corrente que a fonte pode fornecer (corrente em curto).

Na figura 1 temos o diagrama completo deste sistema e a na figura 2 sua montagem tendo por base uma pequena ponte de terminais.

O resistor R2 terá 22 Ω para tensões de 5 a 9 V. Para tensões de 9 a 15 Ω, use 220 Ω e para tensões acima de 15 V use 1k.

 

Figura 1 - Diagrama da proteção crowbar
Figura 1 - Diagrama da proteção crowbar

 

Figura 2 - Montagem numa ponte de terminais
Figura 2 - Montagem numa ponte de terminais

 

O zener é de 1/2 W ou mais para tensões na faixa de 5 a 30 V. O circuito é intercalado entre a carga e a fonte de alimentação.

 

SCR - TIC106 - diodo controlado de silício

Z1- Diodo zener de 1/2 W ou mais - ver texto

F1- Fusível - ver texto

C1 - 220 nF- capacitor de poliéster ou cerâmico

R1 - 220 Ω x 1/8 W - resistor - vermelho, vermelho, marrom

R2 - 22 Ω x 1/8 W - resistor - vermelho, vermelho, preto

Diversos: ponte de terminais, suporte para o fusível, fios, solda, etc.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Errar
Errar é humano. (Errare humanum est)
De um conceito de Sêneca (557 397 a.C). - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)