O Site do Hardware Livre - OSHW

Simples Wattimetro (MIN048)

O wattímetro ou medidor de potência elétrica que descrevemos pode ser usado na medida de potência (e consumo) de eletrodomésticos e eletrônicos at''e uns 1 000 watts, dependendo apenas do transformador usado.

Como o circuito aproveita a própria energia do equipamento que está sendo analisado para acionar um instrumento, ele não necessita de fonte de alimentação. Trata-se de equipamento bastante interessante para se fazer a comparação de consumo de eletrodomésticos comuns.

Conforme podemos ver pela figura 1, um transformador com um enrolamento de baixa tensão e alta corrente é usado para derivar uma pequena parcela da energia consumida pelo eletrodoméstico em análise para um instrumento de medida.

 

Diagrama do wattímetro.
Diagrama do wattímetro.

 

Essa energia é da ordem de uns poucos per cento da energia exigida pelo equipamento, de modo que ela não afeta seu funcionamento e permite obter com boa precisão uma indicação de seu consumo.

O instrumento indicador pode ser um multímetro comum ou ainda um microamperímetro que será ligado conforme mostra a figura 2.

 

Ligando o medidor.
Ligando o medidor.

 

Para calibração pode-se utilizar lâmpadas incandescentes comuns de diversas potências, anotando-se a tensão medida no multímetro e a potência equivalente. Lâmpadas de 5 a 100 W podem ser usadas para uma boa calibração.

O transformador tem um enrolamento primário de 110 V ou 220 V. Não importando a rede local, pois esse enrolamento será usado para amostragem da potência.

O secundário pode ser de 5 a 12 V com correntes de 1 a 5 A. Essa corrente vai determinar a potência máxima do eletro-eletrônico testado.

Por exemplo, para um transformador de 2 A na rede de 220 V, temos uma potência máxima testada de 2 x 220 = 440 W. Na rede de 110 V a potência máxima será 110 W.

Observamos que o enrolamento primário estará ligado diretamente a rede de energia, devendo ser tomadas as precauções cabíveis contra choques. O voltímetro é usado numa escala de tensões contínuas alta, obtidas depois de testes de calibração.

Na figura 3 temos o aspecto final da montagem que poderá ser instalada numa pequena caixa de madeira ou plástico.

 

Wattímetro numa ponte de terminais.
Wattímetro numa ponte de terminais.

 

 

D1 - 1N4007 - diodo de silício

C1 - 470 nF x 400 V - capacitor de poliéster

P1 - Plugue comum

X1 - Tomada comum

T1 - Transformador - ver texto

M1 - Multímetro comum ou microamperímetro e trimpot/resistor - ver texto

 

Diversos:

Cabo de força, caixa para montagem, fios, solda, etc.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Tempo
Querer ser de seu tempo é estar, já ultrapassado. (Vouloir être de son tempos, cest déj être dépassé.)
Ionesco Notas e Contranotas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)