Este pequeno temporizados pode ser usado no laboratório de ciências, para cronometrar eventos que não passem de 2 ou 3 minutos como, por exemplo, reações químicas, fenômenos físicos ou ainda exposição de plantas à luz ou mesmo chapas fotográficas.

A base do projeto é um circuito RC com lâmpada neon onde a carga de um capacitor é determinada pelo ajuste do potenciômetro.

Depois de comparar os tempos obtidos em diversas posições do potenciômetro com um relógio ou cronômetro comum podemos calibrar sua escala e assim obter um timer de boa precisão. Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 


 

 

A disposição dos poucos componentes numa ponte de terminais ‚ mostrada na figura 2.

 


 

 

O capacitor C1 deve ter uma tensão de trabalho de pelo menos 100 V (em qualquer rede) e deve ser do tipo de poliéster com valores entre 2,2 e 10 µF. Os valores maiores levam a possibilidade de se obter temporizações maiores. O potenciômetro P1 é linear de 4,7 M Ω ou 10 M Ω.

Para operação o procedimento é simples: ajuste P1 para o tempo desejado e ligue a unidade à tomada. O tempo já começará a ser contado. Quando for alcançado o tempo previsto a lâmpada neon vai acender.

Para rearmar o aparelho ou contar novamente o tempo, pressione S1 por um instante. O estalo ouvido é a descarga do capacitor.

 

D1 - 1N4007 - diodo de silício

NE-1 - lâmpada neon comum

P1 - 4,7 M Ω ou 10 M Ω - potenciômetro

R1 - 1 M Ω - resistor - marrom, preto, verde

C1 - 2,2 a 10 µF x 100 V (ou mais) - capacitor de poliéster

S1 - Interruptor de pressão NA (normalmente aberto)

 

Diversos: ponte de terminais, cabo de alimentação, caixa para montagem, botão e escala para o potenciômetro, fios, solda, etc.