A segunda versão de um controle foto-elétrico (por luz) de um motor usando um transistor Darlington é mostrada na figura 1.

 

                   Figura 1
Figura 1

 

Neste caso, o alto ganho do transistor usado permite que ele seja excitado diretamente pelo LDR sem a necessidade de etapas adicionais de amplificação.

Uma característica importante deste circuito é seu funcionamento diferencial com dois sensores, o que permite seu uso em aplicações interessantes. O uso de dois sensores faz com que o circuito tenha quatro modos de operação possíveis:

 

a) Dois LDRs no escuro – o motor permanece parado

b) O LDR 1 recebe luz e o LDR2 permanece no escuro – o motor é acionado

c) O LDR 1 está iluminado com o motor em funcionamento e o LDR2 está no escuro. Quando o LDR2 recebe luz suficiente, o motor é cortado (pára)

d) O LDR 1 está com pouca iluminação e o LDR2 iluminado. Quando a luz no LDR2 é cortada o motor entra em funcionamento.

e) Os dois LDRs estão iluminados – dependendo de sua intensidade e do ajuste de P1 o motor pode ou não funcionar.

 

Dentre as aplicações possíveis para este circuito está um robô que pode tomar decisões em função da luz que ele “vê” através dos sensores (LDRs).

Na figura 2 temos a montagem deste circuito numa ponte de terminais que é a versão indicada aos leitores menos experientes e com menos recursos.

 

Figura 2
Figura 2

 

 

Para os que desejarem, existe a possibilidade de se fazer a montagem em placa de circuito impresso ou matriz de contactos.

Para motores acima de 200 mA será conveniente dotar o transistor de um radiador de calor. O ajuste do ponto de funcionamento será feito no trimpot.

 

Q1 – TIP110 ou equivalente – Transistor Darlington de potência NPN

D1 – 1N4148 – diodo de uso geral

LDR1, LDR2 – LDRs comuns

P1 – 4,7 k Ω (ou maior) – trimpot ou potenciômetro

M – Motor comum de 3 e 12 V

Diversos:

Ponte de terminais, alimentação de 3 a 12 V, radiador de calor para o transistor, fios, solda, etc.