Eis um projeto interessante pra feiras de ciências ou mesmo demonstrações que envolvem eletrônica mas que não usam componentes. Sim, isso mesmo, todas as partes deste projeto podem ser obtidas a partir de material de sucata. Nem todos os leitores têm acesso fácil a uma loja de componentes eletrônico e, além disso, existem aqueles que gostariam de montar algum tipo de componente experimental para aprender seu princípio de funcionamento como também demonstrá-lo em uma feira. O que descrevemos é a montagem de um simples relé que pode ser usado para controlar alguns circuitos sem muito compromisso.

Com este relé o leitor mostra que a energia fornecida por uma simples pilha é suficiente para controlar um circuito de alta potência ligado à rede de energia.

Esse circuito de demonstração pode ser uma lâmpada ou um ventilador, por exemplo. Na figura 1 temos o circuito em que ele é utilizado.

 

Figura 1 – Circuito do relé experimental.
Figura 1 – Circuito do relé experimental.

 

Os pormenores da montagem do relé experimental são mostrados na figura 2.

 

Figura 2 – Montagem do relé experimental utilizando material de sucata.
Figura 2 – Montagem do relé experimental utilizando material de sucata.

 

As peças de metal são obtidas recortando-se com muito cuidado uma lata de óleo comestível.

Nos contatos de contactos elétricos a tinta que recobre a lata deve ser bem raspada, pois ela é isolante.

O eletroímã, feito num parafuso, é enrolado com fio esmaltado fino (32 ou próximo disso) obtido de algum transformador ou outro componente fora de uso.

Enrolamos de 300 a 1 000 voltas de fio para obter uma boa sensibilidade. Todo o conjunto deve ser montado numa base de madeira como mostrado na própria figura.

Para provar e usar o circuito partimos do circuito da figura 1. A lâmpada é ligada entre os terminais A e B que funcionam como um interruptor.

O leitor, entretanto, deve tomar o máximo cuidado com as ligações, que devem ser bem isoladas, pois o circuito controlado está conectado à rede de energia e por isso existe o perigo de choques.

Para acionar o circuito podemos usar uma ou duas pilhas pequenas, médias ou grandes.

Use o relé em curtos intervalos de tempo, pois com a pilha ligada o eletroímã aquece e a própria pilha esgota-se rapidamente.

Ajuste a distância das lâminas em aproximadamente 1mm de modo a obter a maior sensibilidade.

Se houver tendência dos contactos “grudarem” afaste-os um pouco.

 

O QUE EXPLICAR

Os relés são usados numa infinidade de aplicações eletrônicas como chaves eletromecânicas. Os relés podem ser encaixados no currículo do ensino de física como tema transversal do eletromagnetismo. Os relés podem ser encontrados em diversos aparelhos de uso doméstico e industrial e até mesmo no carro. Você pode pesquisar e explicar os seguintes temas relacionados com os relés

 

* Explique o princípio de funcionamento dos relés.

* Veja como funcionam os eletroímãs.

* Dê exemplos de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos comuns que usam relés.

* Arranje um relé comum e analise-o, desmontando-o se necessário.

 

B1 - 1,5 Volt - 1 pilha - ver texto

S1 - Interruptor simples

K1 - Relé experimental - ver texto

X1 - Lâmpada de 5 a 40 watts para a rede de energia

 

Diversos:

Cabo de força, fios esmaltados, suporte de pilhas, lata e material para o relé, solda, etc.