O Site do Hardware Livre - OSHW

Interface paralela (MIN400)

O circuito mostrado na figura 1 é uma solução rápida para se comandar uma carga externa através de relé a partir de sinais obtidos da porta paralela de um PC.

 


 

 

Podemos usar este circuito como parte de uma interface de controle, em testes de equipamentos automatizados por um software ou mesmo para teste de equipamentos que devam ser controlados por um computador.

O relé recomendado é do tipo sensível com corrente de bobina de 50 mA e corrente de contactos de acordo com a carga que deverá ser controlada. A tensão do relé depende da alimentação externa para esse setor do circuito.

Mostramos apenas um canal de controle, mas uma interface completa pode ser elaborada com a utilização de 8 circuitos como este.

Na figura 2 temos uma sugestão de placa de circuito impresso em que o relé utilizado tem invólucro DIL. Para outros tipos de relés o desenho da placa deve ser modificado.

 


 

 

 

A conexão ao computador deve ser feita através de um conector DB-25 nas saídas de DB0 a DB7, conforme a linha de controle que será utilizada na aplicação.

 

Q1 – BC548 – transistor NPN de uso geral

Q2 – BC558 – transistor PNP de uso geral

D1 – 1N4148 ou equivalente – diodo de silicio

R1 – 2,2 k Ω x 1/8 W – resistor – vermelho, vermelho, vermelho

R2 – 270 Ω x 1/8 W – resistor – vermelho, violeta, marrom

K1 – Relé sensível de 12 V – ver texto

Diversos:

Placa de circuito impresso, bornes de ligação para a carga, conector DB-25, fios, solda, etc.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Depois do Carnaval (OP188)

Dizem que as coisas em nosso país só começam a andar depois do carnaval. Pode ser para alguns, mas para nós, elas continuam como sempre: andando antes do carnal, no carnaval e depois do carnaval. De fato, continuamos a trabalhar nesses dois períodos no mesmo ritmo de sempre criando coisas novas que todos os dias entram tanto em nosso site em português, como em suas versões em espanhol e em inglês.

Leia mais...

Político
é mais fácil encontrar um mulher resignada a envelhecer do que um político resignado a se retirar da cena.(Es más fácil encontrar a uma mujer resignada a envejecer que a um político resignado a retirarse de La escena.)
Amado Niervo (1870 1919) - Pensando - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)