O Site do Hardware Livre - OSHW

Interface paralela (MIN400)

O circuito mostrado na figura 1 é uma solução rápida para se comandar uma carga externa através de relé a partir de sinais obtidos da porta paralela de um PC.

 


 

 

Podemos usar este circuito como parte de uma interface de controle, em testes de equipamentos automatizados por um software ou mesmo para teste de equipamentos que devam ser controlados por um computador.

O relé recomendado é do tipo sensível com corrente de bobina de 50 mA e corrente de contactos de acordo com a carga que deverá ser controlada. A tensão do relé depende da alimentação externa para esse setor do circuito.

Mostramos apenas um canal de controle, mas uma interface completa pode ser elaborada com a utilização de 8 circuitos como este.

Na figura 2 temos uma sugestão de placa de circuito impresso em que o relé utilizado tem invólucro DIL. Para outros tipos de relés o desenho da placa deve ser modificado.

 


 

 

 

A conexão ao computador deve ser feita através de um conector DB-25 nas saídas de DB0 a DB7, conforme a linha de controle que será utilizada na aplicação.

 

Q1 – BC548 – transistor NPN de uso geral

Q2 – BC558 – transistor PNP de uso geral

D1 – 1N4148 ou equivalente – diodo de silicio

R1 – 2,2 k Ω x 1/8 W – resistor – vermelho, vermelho, vermelho

R2 – 270 Ω x 1/8 W – resistor – vermelho, violeta, marrom

K1 – Relé sensível de 12 V – ver texto

Diversos:

Placa de circuito impresso, bornes de ligação para a carga, conector DB-25, fios, solda, etc.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novo Ano e Novas Perspectivas (OP185)

2019 começa. E com ele novas esperanças e perspectivas de um novo rumo para nosso país e nossos negócios o que é muito bom, principalmente para nós que somos do mundo da tecnologia. Temos uma vantagem. A tecnologia exige de nós uma formação diferenciada e isso nos leva a uma participação muito importante nas mudanças que estão por vir e, muito mais, um aumento de nossa responsabilidade.

Leia mais...

Excessos
Os excessos de nossa mocidade são saques sobre nossa velhice, pagáveis com juros trinta anos depois da data. (The excesses o four youth are drafts upon our old age, payable with interest thirty years after date.")
Charles Caleb Colton (Lacon) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)