O circuito mostrado na figura 1 pode ser usado em sistemas de automação que exigem o reconhecimento do sentido de movimentação de uma peça ou de um disco codificador (encoder).

 


 

 

 

São usados dois LEDs emissores ligados em série com um único resistor limitador (R) que depende da corrente exigida. No entanto, outras configurações excitadoras podem ser empregadas, inclusive com tensões de alimentação maiores.

 

Os sensores são foto-transistores que excitam circuitos integrados de tecnologia TTL. A saída consta de pulsos no nível baixo cuja presença depende do sentido do movimento do circuito. O resistor de 330 Ω e o capacitor de 47 nF formam uma configuração monoestável que determina o tempo de reconhecimento do movimento.

 

Como o circuito é implementado como parte de outros projetos e as portas usadas podem ser intercambiadas, principalmente no caso do 7413 e 7410, a placa não é dada, ficando por conta do leitor elaborá-la segundo layout que lhe seja mais favorável. Da mesma forma, os flip-flops do 7474 podem ser intercambiados, facilitando assim o projeto de uma placa.

 

CI-1 – 7413 – circuito integrado TTL

CI-2 – 7474 – circuito integrado TTL

CI-3 – 7410 – circuito integrado TTL

LED1, LED2 – LEDs comuns – ver texto

Q1, Q2 – foto-transistores comuns

R – ver texto – resistor

R1, R2 – 10 k Ω x 1/8 W – resistores

R3 – 330 Ω x 1/8 W – resistor

C1 – 47 nF – capacitor de poliéster ou cerâmico

Diversos:

Placa de circuito impresso, fios, solda, etc.