Este alarme presta-se à proteção de locais ou objetos que estejam sujeitos a movimentações que causem vibrações como, por exemplo, motos, carros ou objetos de arte. Coligando um sensor simples nestes locais, sua movimentação ou a vibração provocada pe1a passagem de uma pessoa faz o disparo do circuito.

Podemos disparar qualquer tipo de aviso externo, inclusive uma sirene de alta potência, uma cigarra ou outros sistemas ligados à rede de energia ou bateria potente.

O sistema tem por característica a utilização de um SCR. Isso significa que, à menor vibração, temos o disparo e mesmo depois que a vibração pára, ainda assim o alarme continua ligado.

Para desligá-lo devemos acionar um interruptor de pressão em paralelo com S2 por uma fração de segundo, ou então desligar a alimentação geral em S1.

O circuito é muito simples de montar e utiliza componentes que podem ser encontrados em nosso mercado. Na figura 1 temos o diagrama completo deste aparelho.

 

Figura 1 – Diagrama completo do aparelho
Figura 1 – Diagrama completo do aparelho

 

A montagem pode ser realizada numa matriz de Contatos, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Montagem numa matriz de contatos
Figura 2 – Montagem numa matriz de contatos

 

O sensor consiste numa argola com um pêndulo, que deve ficar separado, ou seja, sem contato elétrico. Somente quando houver uma vibração ou balanço é que um deve encostar no outro para provocar o disparo. Na figura 3 temos em pormenores a montagem deste sensor.

 

Figura 3 – Montagem do sensor
Figura 3 – Montagem do sensor

 

Os resistores são de 1/8 W e o circuito funciona rá melhor com tensão de alimentação de 12 V, caso em que o relé usado deve ser para esta tensão.

Para um relé de 6 V, devemos prevenir uma queda de tensão de 2 V no SCR. Isso significa que, se houver dificuldade no disparo, devemos aumentar a alimentação para 9 V (acrescentando mais duas pilhas).

Uma característica também importante deste projeto é que, na condição de espera, a corrente consumida é praticamente nula, o que equivale dizer que as pilhas permanecem desligadas, com duração ilimitada; Somente no momento do disparo, quando o relé fecha seus contatos, é que temos o consumo de corrente, mas mesmo assim ele é relativamente baixo em vista das características do relé.

 

SCR - TlC106 -

D1 - 1N4002 ou equivalente - diodo de silício

K1 – micror-relé de 6 ou 12V

S1 - interruptor simples

S2 - interruptor de pressão

B1 – 6 ou 12 V- pilhas comuns

X1 – sensor – ver texto

R1 – 12 k Ω – resistor (marrom, vermelho, laranja)

R2 – 10 k Ω – resistor (marrom, preto, laranja)

 

Diversos:

Ponte de terminais ou matriz de contatos, fios, solda, etc.