A Zilog (www.zilog.com) possui um excelente reference design onde é descrita a utilização dos microcontroladores da série z8 no projeto de controles remotos infravermelhos universais.

Esses controles remotos podem ser empregados em diversos tipos de equipamentos como TVs, VCRs, DVDs, Cabo, CD players, etc. Para cada tipo de aplicação um formato de codificação é necessário e no Reference Design a Zilog fornece informações de como fazer isso.

 

 

Para obter o reference design no formato original, com a listagem para programação, o número do documento é AN004603-0604.

Nesse projeto, diversos sinais IR são comprimidos e codificados no formato da base de dados da Zilog. Assim, o projetista não precisa trabalhar com toda a base de dados, mas somente chamar a sub-rotina apropriada. Os dados IR relacionados com a chave específica para a aplicação são usados e o dispositivo funciona sem problemas.

A Zilog oferece ao projetista uma ampla gama de controladores para aplicações em controle remoto infravermelho. Os tipos das séries Z86Lxx, Z86Dxx são os indicados.

Na figura 1 temos a configuração mais comum para um controle remoto infravermelho.

 

Diagrama básico do controle remoto.
Diagrama básico do controle remoto.

 

Os microcontroladores da Zilog integram muitos componentes que de outra forma seriam exigidos fora do circuito tais como resistores pull-up para a varredura do teclado e transistores para excitar os LEDs visíveis indicadores. A Zilog também fornece microcontroladores com pinos de entrada e saída para a maioria dos teclados.

P36 é a saída dos timers T8 e T16. Selecionando o AND desses dois timers são fornecidos os sinais para a portadora em P36, a qual controla diretamente o LED indicador.

A porta 2 é configurada como entrada com uma resistência pull-up interna. Ela também é o Stop Mode Recovery que acorda o microcontrolador de um estado de baixo consumo. A porta 0 é configurada com saída em coletor aberto, o que é importante no projeto do teclado. A Zilog possui um documento denominado Universal Infrared Design que traz considerações sobre o projeto desse tipo de aparelho. Se os comparadores não forem usados, conecte Pref 1 ao Vcc para evitar fugas de corrente.

A porta 0 e a porta 2 são usadas na varredura do teclado que forma uma matriz de 8 x 8, com 64 teclas portanto. Na tabela abaixo temos as funções que podem ser programadas no controle remoto.

 

Tabela das funções que podem ser programadas no controle remoto.
Tabela das funções que podem ser programadas no controle remoto.

 

Na parte de firmware, o driver IR do Z8 inclui uma inicialização quando a alimentação é estabelecida, entrada de código e display, mudança de dispositivo, número de código, procura de código para frente e para trás e o mais importante o driver para a base de dados.

O dispositivo usa aproximadamente 3 kbytes da memória de programa. O driver pode ser customizado para uma aplicação específica. O restante da memória é usada para a base de dados IR da aplicação.

 

 

Veja mais:

* Veja outros artigos sobre microcontroladores na seção correspondente.

* Controle remoto infravermelho (ART177 e ART195)

* Controle remoto por feixe de luz (ART194)

* Teste de controle remoto (ART309)