A Microchip (www.microchip.com) em seu Application Note AN611 descreve a elaboração de um capacìmetro-ohmímetro digital usando o PIC16C622. Neste artigo damos um pequeno resumo da documentação que pode ser acessada no site da microchip.

Os microcontroladores da série PIC16Cxxx de 8 bits incorporam dois comparadores analógicos e uma fonte de referência de tensão variável on chip.

As entradas dos comparadores programáveis podem manusear 16 níveis diferentes de tensão, o que possibilita a aplicação desses dispositivos em controladores, sensores remotos e outras com poucos componentes externos.

Os microcontroladores podem ser obtidos em invólucros SOIC de 20 pinos sendo ideais para projetos que têm problemas de espaço.

No circuito de aplicação, denominado PICMETER, foi usado o PIC16C622 (que possui memória de programa de 2k x 14 e memória de dados de 128 x 8) foi usado um "single slop integrating converter" para amostrar os dados analógicos de entrada, conforme mostra o circuito modificado a figura 1.

 

Figura 1 - O single slop integrating converter
Figura 1 - O single slop integrating converter

 

Nele a carga de um capacitor de valor conhecido é comparada com a carga por tempo determinado de um capacitor desconhecido de modo a se determinar o valor do capacitor. Para um resistor, basta usar dois capacitores conhecidos e comparar os tempos com base no resistor que deve ser medido.

Na figura 2 temos o diagrama completo do PICMETER, conforme o diagrama do Application Note da Microchip.

 

Figura 2 - Diagrama completo do PICMETER
Figura 2 - Diagrama completo do PICMETER

 

Os resultados das medidas são transmitidos a um PC que apresentará na tela os valores. O PICMETER pode medir resistências na faixa de 1 ohm a 999 Ω e capacitâncias na faixa de 1 nF a 999 nF. No entanto, podem ser feitas alterações para a medida de outras faixas.

No Application Note da Microchip o leitor encontrará todos os cálculos e procedimentos de projeto para este aplicativo, inclusive o desenho da placa de circuito impresso e o programa.