Em um application note, a Atmel (www.atmel.com) descreve o modo de se usar o AT90PWM2 em um circuito PFC (Power Factor Corrector ou Corretor de Fator de Potência).

Corretores de fator de potência são exigidos em muitas aplicações, pois é necessário que correntes e tensões sejam mantidas em fase num circuito alimentado por corrente alternada senoidal. Outra finalidade importante desse tipo de circuito é manter baixa a distorção harmônica.

Com o uso do AT90PWM2 é possível desenvolver um circuito para essa finalidade com poucos componentes externos, e sobra ainda espaço na memória do componente para que a aplicação seja desenvolvida como um controle de motor, sistema de controle de iluminação, etc.

A topologia usada nessa aplicação é a de "currente boost" ou reforço de corrente. O circuito opera como um conversor no ponto crítico de condução, de tal maneira que a forma de onda é triangular.

Na figura 1 temos o diagrama básico dessa aplicação, onde a parte magnética tem um enrolamento primário para a carga e um enrolamento secundário para a detecção da passagem por zero.

 

Figura 1
Figura 1

 

A chave de reforço é mantida ligada em cada semiciclo da entrada de tensão senoidal. Assim, a corrente de pico de cada ciclo de comutação é proporcional à tensão da linha a qual está perto de ser constante.

Levando em conta que o valor médio de uma forma de onda triangular é metade do valor de pico, a corrente média drenada é também proporcional à tensão da rede, conforme mostra a figura 2.

O ajuste do tempo Toff é feito automaticamente por hardware na passagem por zero, enquanto que o ajuste deTon é feito por software cada vez que a tensão da rede alcança zero (uma vez em cada meio ciclo da tensão da rede).

A partir dos sinais obtidos para a correção é feita a comutação do MOSFET de potência.

 

Figura 2
Figura 2

 

No site da Atmel, o leitor encontrará documentação mais detalhada sobre essa aplicação, incluindo o circuito completo e o software para o desenvolvimento.