Microcontroladores de 8 Bits com Memória Flash e Alimentação única da ST Microelectronics

Esta é uma informação técnica sobre novos microcontroladores da ST Microelectronics lançados em 2010.

Os microcontroladores ST7LITEU05/09 da STMicroelectronics podem ser alimentados por fonte simples, possuem memória flash, ADC e timers, sendo fornecidos em invólucros DIP8, DFN8 e SO8 150", conforme mostra a figura 1.

 

Os microcontroladores são fornecidos em três invólucros  diferentes.
Os microcontroladores são fornecidos em três invólucros diferentes.

 

Com um set de instruções que permite a manipulação de dados de 8 bits e 63 instruções básicas com detecção de opcode ilegal, estes microcontroladores podem ser utilizados numa ampla gama de aplicações.

Dentre as características que se destacam, temos as memórias de programa de 2k bytes, com proteção controla redout, além de uma capacidade de retenção de 20 anos em 55º C. A RAM é de 128 bytes e a EEPROM de dados de 300k também que ciclos de gravação/leitura e retenção de dados por 20 anos a 55º C.

Esses microcontroladores possuem ainda clocks internas ajustáveis de 8 MHz, com oscilador RC, baixa consumo interno, e oscilador interno de baixa frequência. No gerenciamento de consumo, encontramos um supervisor de tensão de 3 níveis, detector de tensão para procedimentos on/off seguros.

Os microcontroladores também possuem 11 vetores de interrupções mais TRAP e RESET, e 5 linhas internas de interrupção (sobre 5 vetores).

As portas I/O possuem 5 linhas multifuncionais, e uma linha adicional, além de 6 linhas alternativas de função.

Os 2 timers desses microcontroladores possuem 8 e 12 bits, sendo o de 8 bits com prescaler incluindo watchdog e o 12 bits com auto reload e PWM.

A ST fornece todas as ferramentas de desenvolvimento para estes microcontroladores.

Na tabela 1 temos um resumo das características destes microcontroladores.

 

Características resumidas.
Características resumidas.

 

Detalhes completos sobre estes microcontroladores podem ser baixados em documentação de 139 páginas disponíveis no site da empresa.

Os microcontroladores ST7ULTRALITE são membros da família ST7 de microcontroladores. Todos os dispositivos ST7 são baseados num cerne padrão de 8 bits, com um set de instruções melhorado.

Dentre os destaques temos a memória Flash com programação byte-por-byte no circuito (ICP) e programação na-aplicação (IAP).

Sob o controle do software, os dispositivos ST7ULTRALITE podem ser colocado nos modos Wait, Slow ou Halt, reduzindo o consumo quando a aplicação estiver em repouso ou no estado de espera.

O set de instruções melhorado e os modos de endereçamento do ST7 oferecem tanto flexibilidade como consumo reduzido para os desenvolvedores, possibilitando o projeto de aplicações compactas de alta eficiência. Além disso o gerenciamento padrão de dados de 8 bits, recursos de todos os microcontroladores eles possuem recursos de manipulação real de bits, e modos indiretos de endereçamento.

Na figura 2 o diagrama de bocós desses microcontroladores.

 

Diagrama de blocos dos microcontroladores ST<span class=
Diagrama de blocos dos microcontroladores ST7LITEU05/09.

 

Na figura 3 damos como exemplo, o diagrama de blocos da memória EEPROM dos microcontroladores da série STLITE.

 

Diagrama de blocos da EEPROM.
Diagrama de blocos da EEPROM.

 

A figura mostra as característica de precisão do ADC existente nesses microcontroladores.

 

Precisão do ADC.
Precisão do ADC.