Datasheet do No artigo MIC212 tratamos do conceito de computadores em módulo ou Single Board Computer (SBC) com destaque aos produtos fornecidos pela Toradex aqui no Brasil. Continuando a tratar desses produtos é o momento de destacar um de seus produtos, o SoM ARM Colibri.

 

A família ARM® Colibri é formada por sistemas em módulo (SoM) ou computadores em módulo (CoM) no formato de invólucro SODIMM. A família conta com módulos miniaturizados baseados em SoCs NXP® i.MX 8, i.MX 6ULL, i.MX 7, i.MX 6, Vybrid e NVIDIA® Tegra.

 


 

 

Os módulos SoM ARM Colibri são pino-compatíveis, o que é uma garantia de escalabilidade das aplicações. Com isso é possível ter projetos otimizados em custo e performance.

No site da Toradex https://www.toradex.com/pt-br/computer-on-modules/colibri-arm-family  o leitor encontrará todo o material necessário ao desenvolvimento de seu projeto e também uma análise que lhe permite qual o módulo ideal para seu projeto.

Um documento acessado neste endereço da internet é o Colibri Computer Module – Carrier Board Design Guide.

Este documento é um guia de desenvolvimento para a placa de suporte a um projeto que utilize o módulo de computador Colibri. Nele são encontradas diversas interfaces e esquemas de referência.

Temos então funções padronizadas primárias dos módulos Colibri. Como são diversos módulos, cada uma delas pode ser encontrada de modo detalhado no datasheet de cada um. Esses datasheets podemser acessados em: https://www.toradex.com/pt-br/computer-on-modules/colibri-arm-family  onde também encontradas projetos de referência e também acessórios.

Também está disponível um guia de layout de projeto, lembrando que as aplicações que envolvem sinais de alta velocidade, como High-Speed USB, Ethernet e outras exigem um cuidado especial de desenho de placa.

Esse Lauout Design Guide da Toradex está disponível em:

https://developer.toradex.com/carrier-board-design/carrier-board-design-guides 

 


 

 

Na tabela abaixo temos as interfaces padronizadas do módulo Colibri cuja finalidade é proporcional compatibilidade elétrica e funcional entre os módulos da família. A coluna “GPIO Capable” indica que existem pinos que também podem ser usados como GPIO.

 


 

 

Os módulos Colibri também possuem interfaces para funções alternativas. Assim, diversos pinos SoC podem ser usados para mais de uma função.

Na figura 1 temos a pinagem do módulo Colibri.

 


 

 

Na figura 2 temos um exemplo de aplicação para Ethernet rápida.

 


 

 

No datasheet o leitor poderá encontrar todas as informações adicionais que precisa para seu projeto como os sinais USB, os sinais de controle USB.

Um diagrama de referência para USB 2.0 é mostrado na figura 3. Trata-se de uma interface USB 2.0 de alta velocidade. Observe que se exige o uso de um choque diferencial para a linha de dados, o mesmo ocorrendo com os diodos TVS.

 


 

 

No datasheet podem ser encontrados outros diagramas de aplicação assim como as informações necessárias ao projeto.

Os módulos Colibri contam ainda com uma interface paralela para display LCD RGB. O padrão tem 18 bits de profundidade de cor. No entanto, existem módulos que operam com 16 ou 24 bits.

Para esta aplicação o datasheet conta com esquema pronto usando display de 18 bits.

Outras aplicações incluem diagrama de um DAC VGA de 24 bits, Transmissor LVDS, interface HDMI/DVI com diagrama mostrado na figura 4.

 


 

 

Temos ainda um diagrama de referência para VGA analógico, e uma interface paralela para Câmera de vídeo.

Outra possibilidade é ainda mostrada no datasheet consistindo na interface para cartões SD/MMC e SDIO. Na figura 5 temos o diagrama de aplicação.

 


 

 

Temos ainda a interface para sinais I2C detalhada no datasheet.

 

 

Outras Aplicações

Na página https://www.toradex.com/pt-br/computer-on-modules/colibri-arm-family o leitor encontrará projetos de referência (reference designs) para esta placa além de acesso a um centro de desenvolvimento com o passo a passo para o uso deste computador em módulo.