O Application Note SLAA599 da Texas Instruments descreve o desenvolvimento de um podômetro de baixa potência utilizando o MSP430. Para os leitores que dominarem o inglês a documentação completa pode ser acessada no site.

Com o aumento do interesse da população em fitness, tanto para controle de peso como devido à preocupação maior com saúde, os equipamentos que atendem a esse público crescem em quantidade.

Os podômetros, que medem a distância percorrida numa caminhada, calculam calorias perdidas e muito mais são hoje muito procurados, havendo assim um bom campo para o desenvolvimento de produtos.

Este podômetro de baixo consumo, desenvolvido pela Texas Instruments com base no MSP430 é bastante interessante e tem a listagem de programação acessível no endereço: http://software-dl.ti.com/msp430/msp430_public_sw/mcu/msp430/MSP430_Pedometer/latest/index_FDS.html 

O circuito apresentado inclui um sensor acelerômetros MEMS de 3 eixos como solução para um projeto bastante interessante.

Na figura 1 temos uma visão geral do sistema, mostrando os diversos elementos que compõem o podômetro.

 

Figura 1 – Os blocos do podômetro com MSP430
Figura 1 – Os blocos do podômetro com MSP430

 

O dispositivo requer menos de 1,2 kbytes de memória de código e 640 bytes de memória de dados do MSP430F5229.

O algoritmo que roda no microcontrolador processa os dados fornecidos por um acelerômetro MEMS ADXL345-3.

Este sensor pode sensoriar os passos permitindo assim um projeto que possa ser vestido (weareable) instalado numa camiseta, calça ou mesmo no cinto.

O sensor opera com uma taxa de amostragem de 50 Hz (20 ms) até 62,5 Hs (16 ms).

Para processar o algoritmo, o microcontrolador pode operar em baixa velocidade, pelo menos 4 MHz e uma µART permite a inclusão de periférico para envio de dados via Bluetooth a um dispositivo próximo através de rádio.