No seu Application Note SLVA563 a Texas Instruments descreve uma interessante buzina eletrônica de alta potência baseada no microcontrolador MSP430. Para os leitores que dominarem o inglês, basta digital o número do Application Note no Google para ter acesso a uma documentação completa.

Neste artigo resumimos o conteúdo do Application Note da Texas Instrumentos que descreve a implementação de uma buzina de alta potência tanto para veículos de 4 rodas como de 2, fornecendo um nível de saída de 110 dB.

O circuito é alimentado por tensões de 10,5 a 13,5 V e opera com frequência de comutação de 270 a 600 Hz com níveis de sinal de 97 a 115 dB.

Na figura 1 temos o circuito completo da buzina, conforme mostrado no Application Note da Texas.

 

Figura 1 – Diagrama completo da buzina
Figura 1 – Diagrama completo da buzina

 

Levando em conta que as buzinas mecânicas possuem uma durabilidade limitada (da ordem de 2 anos) devido ao fato de terem peças móveis, a possibilidade de se trabalhar com versões totalmente eletrônicas.

Um dos fatores que causam a deterioração dessas buzinas é a queima da buzina devido a operação e perdas devido a não operação na frequência de ressonância, que ocorrem no processo de ajuste.

De modo a se obter uma frequência precisa, calibrada de fábrica, utiliza-se um DCO (Digital Controlled Oscillator de modo a sincronizar a MCU.

O resultado é um projeto que permite elaborar buzinas de dois tons ou ainda de tons múltiplos com precisão e durabilidade.

O microcontrolador selecionado para este projeto foi o MSP430G2201P14Q1.

A alimentação da MCU foi feita com uma tensão de 3,3 V e como o TPS79801-Q1 (DCO) tem uma tensão de entrada de até 50 V, ele serve perfeitamente para aplicações automotivas de 12 V.

Na documentação da Texas pode ser obtida a listagem para o programa que gera os sinais para o circuito.