A Texas Instruments lançou recentemente (outubro de 2015) uma nova ferramenta para o desenvolvimento de inversores para aplicações em painéis de energia solar. A plataforma visa o desenvolvimento de periféricos para utilização nesta fonte de energia renovável que é a energia solda.

A plataforma da Texas Instruments C2000 visa aplicações de alta tensão com os kits existentes (TMSDSHV1PHINVKIT e TMDSHVMPPTKIT) e também aplicações de baixa tensão (TMSDSSOLARCEXPKIT e TMDSSOLAREXPKIT) que permitem aos projetistas avaliar diferentes algoritmos e tecnologias.

 

Figura 1 – Diagrama típico de aplicação
Figura 1 – Diagrama típico de aplicação

 

Os projetos são elaborados em torno do microcontrolador Piccolo C2000 F28035 da Texas Instruments.

O F28035 roda em velocidades de 60 MHz e tem 128 kB de memória Flash e um ADC multicanal de 12 bits com 4,6 MSPS de taxa de amostragem, além de saídas ePWM e controlador de aceleração (CLA).

A plataforma permite o desenvolvimento de inversores até 500 W com duas etapas inversoras isoladas LCC ressonante num conversor DC/DC.

Para o setor inversor de alta tensão, os projetistas podem contar com a MCU Concerto™ que possui recursos próprios para este tipo de aplicação como uma etapa de entrada compatível com 300 VDC com saída até 500 W.

Os kits de baixa tensão são projetados para uma operação segura de bancada. Estes kits operam com entrada para inversores de 12 VDC/50 W e tem uma emulação PV embutida. Um foto-diodo para sensor de luz e uma chave DC/DC excita uma etapa Boost para MPPT, e além disso uma etapa para carga de bateria.

Outras características incluem comunicação Ethernet, etapa ressonante LLC e suporte para saídas de 120/220 AC.

Veja mais no site da Mouser que disponibiliza esta placa onde também está disponível um filme sobre sua utilização:: http://br.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-c2000solarinverterdevkits/