O Site do Hardware Livre - OSHW

Decodificador de salto de frequência com PIC (MIC012)

Em seu Application Note AN661 a Microchip (www.microchip.com) mostra como utilizar um PIC16C56 para decodificar um sinal modulado por saltos de freqüências.

O leitor interessado pode baixa o PDF completo dessa aplicação, da autoria de Steven Dawson, acessando o site da empresa.

O decodificador apresentado pode operar com encoders como o HCS200, HSC201, HCS300, HCS301, HCS360, HCS361, HCS300, HCS301, HCS360, HCS361 e HCS410 Codificadores Keelog.

Os codificadores Keelog usam a tecnologia correspondente de codificação por salto de freq6uência para fazer a transmissão de dados.

As transmissões codificadas tem duas partes. A primeira parte muda cada vez que o encoder é ativado e é chamada código de salto ou hopping code. A segunda parte e o número serial do encoder que faz sua identificação.

O código de salto ou hopping code contém a informação da função, um valor de discriminação e um contador de sincronização.

A informação é encriptada por um algoritmo antes de ser transmitida. Uma chave de encriptação de 64 bits é usada pelo algoritmo. Se um bit dos dados que forem encriptados mudam, temos uma mudança de metade dos bits em média.

Como resultado, o código de salto muda enormemente para cada transmissão e não pode ser previsto.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos da aplicação usando o PIC16C56.

 

Diagrama de blocos da aplicação com o PIC16C56.
Diagrama de blocos da aplicação com o PIC16C56.

 

Detalhes de como a informação é transmitida em pacotes de 4 bits, como funciona a sincronização além do formato completo da transmissão podem ser obtidas acessando-se o documento da Microchip em que também temos o diagrama completo da aplicação e os fluxogramas de programação do PIC.

Uma aplicação extremamente interessante pela imunidade á interferências e eventual intercepção que a modulação por salto de freqüências oferece é o projeto de um sistema de Abertura de Portas de Garagem.

Assim, na figura 2 temos o diagrama de um sistema de abertura de portas de garagem usando o PIC16C56 como decodificador dos sinais modulados por salto de freqüência.

 

Diagrama do sistema de abertura de uma porta de garagem.
Diagrama do sistema de abertura de uma porta de garagem.

 

O transmissor (encoder) para esse sistema é mostrado na figura 3.

 

Diagrama do transmissor
Diagrama do transmissor

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Viver
Viver é trapacear com a morte.
Mário da Silva Brito Diário Intemporal - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)