Mensagens de erros para problemas de hardware do PC (ART941)

    Quando algo vai mal com o PC o DOS emite certas mensagens de erros que têm sido abordadas em diversos artigos nossos e também no nosso livro Manutenção de Computadores. Existem mensagens que indicam problemas de software (configuração, etc.) como existem as mensagens que indicam problemas de hardware. Saber interpretar essas mensagens é fundamental para os que pretendem se tornar profissionais de informática e mais do que isso, devem saber como proceder no caso específico das mensagens que indicam problemas de hardware. É dessas mensagens que vamos falar um pouco neste artigo.

 Obs.: Este artigo é de 1997. Trata-se, portanto de mensagens que eram emitidas nos computadores da época.

    O processo de boot inclui um procedimento de auto-teste feito pelo BIOS que permite ao computador saber se seus circuitos estão em ordem. Este processo é completado com a carga do DOS que pode também acusar certos problemas.

    As mensagens do BIOS normalmente são codificadas na forma de números que aparecem no monitor ou ainda na forma de bips quando ele não consegue colocar na tela do computador o que deseja, o que pode ocorrer quando o computador tem um problema suficientemente grave que impede isso.

    O DOS (Disk Operating System ou Sistema Operacional em Disco) serve de elemento de ligação entre o usuário e o circuito eletrônico do PC. Através dele os diversos circuitos do seu PC se comunicam uns com os outros e com os periféricos tais como a impressora, monitor de vídeo, teclado, mouse, etc.

    Dependendo do que você roda no seu PC o DOS também funciona como um interpretador do programa aplicativo, "traduzindo-o" para os circuitos de modo que eles possam usá-lo.

    É claro que, como qualquer coisa criada pelo homem o DOS não é perfeito e também os computadores e quando alguma coisa vai mal eles procuram lhe avisar disso, enviando mensagens.

    Essas mensagens podem indicar algum problema com o próprio DOS, com o programa que está sendo rodado ou ainda com os próprios circuitos do seu PC.

    Para o técnico todos os três tipos de problemas são importantes, mas em especial focalizamos os que se referem aos circuitos. Selecionamos, portanto algumas mensagens que vão quase que certamente que o técnico empunhe sua chave Philips e abra a unidade do sistema e até mais, que use seu ferro de solda, algum instrumento de medida ou vá além trocando elementos importantes do computador.

    Esperamos que isso não ocorre com frequência no seu caso e que a interpretação das mensagens que damos a seguir o ajudem a encontrar mais facilmente a origem de um problema.

 

   AS VERSÕES DO DOS

   É importante observar que existem diversas versões do DOS que são indicados por números como 4.01, 5.0, 6.0, etc. (Quando mais alto o primeiro número mais recente é a versão).

    As diferenças que existem entre as versões podem estar nas próprias palavras usadas para indicar os problemas como também no fato de que podemos encontrar aquelas que "falam inglês" e as que "falam português".

    Assim, como no nosso livro, daremos a mensagem mais comum em inglês, eventualmente em duas versões e a sua tradução mais encontrada para o português.

 

   MENSAGENS DO DOS

   a) Data Error Reading Drive a:

    (Falha na leitura do drive a:)

  

    ou ainda:

   Drive not ready

   (Drive não preparado)

 

   Este problema ocorre se você deixou o drive a: com a porta aberta ou não colocou um disquete nele ou ainda o disquete está com problemas. No entanto, se o disquete está bom, a porta fechada e essa mensagem aparece você pode estar com problemas no próprio drive.

    Antes de tentar ver o que está acontecendo veja se o disquete usado pode ser lido em outro computador ou ainda se o drive a: do computador com esta mensagem faz isso com todos os disquetes que você apresenta a ele.

    Se o problema é com um disquete específico então este disquete está ruim. Tente salvar seus dados e jogue-o fora. Se for com todos os disquetes então fica conformado que o problema é do drive.

    Lembramos que se o problema não se resumir a um contato de cabo ou encaixe de conector (que você pode verificar facilmente) ou ainda a sujeira que pode ser removida com um pouco de trabalho, não compensa mexer nos circuitos de um driver. Troque-o que ele custa pouca.

 

   b) Error in loading operating system

   (Erro ao carregar o sistema operacional)

    Se este ocorrer durante o boot você deve desligar o computador e tentar novamente. Se o erro persistir, tente dar o boot usando um disquete de sistema (certamente você tem um, não é? - no nosso livro alertamos para a necessidade de todo usuário de PC ter um disquete de DOS ou um disquete de emergência que justamente serve para estes momentos em que problemas pode ocorrer).

    Se você chegar ao prompt desta maneira e depois tentar usar programas carregados no disco rígido então provavelmente é algum problema com o DOS instalado. Você deve reinstalar o DOS ou então procurar por algum arquivo dele que possa ter sido acidentalmente apagado. Para carregar de novo o DOS coloque o disquete de emergência e digite SYS C: Em último caso talvez seja preciso reformatar o disco rígido com a opção /S.

    No entanto, se a partir do prompt do DOS carregado pelo disquete você não conseguir usar o disco rígido então o problema é do disco rígido.

    Você está com um pouco de sorte ainda se fez cópias de tudo que está gravado nele, mas seu azar será duplo se isso não ocorreu: além de provavelmente você perder tudo que gravou neste disco, você precisará de um novo.

    Tente como última saída verificar os cabos de conexão da winchester.

    Neste caso também não compensa tentar "arrumar" um disco rígido mexendo nos seus circuitos. Além de ser mais barato comprar uma nova, com o custo adicional você pode partir para uma de muito maior capacidade que a original se ela for de tipo que já esteja algo superado.

  

   c) File allocation table bad, drive ?:

   (Tabela de alocação de arquivos ruim, drive ?:)

 

   Abort, Retry, Fail

   (Abordar, Tentar novamente, Falhar)

 

   Neste caso ?: pode ser qualquer um dos drives a:, b:, c:, etc.

 

   O que ocorre é as posições e os tamanhos de todos os arquivos gravados num disco rígido ou disquete são anotados num registro especial denominado FAT ou File Allocation Table que traduzido resulta em Tabela de Alocação de Arquivos.

    Se o DOS não conseguir ler esta tabela ele simplesmente não pode localizar os arquivos que precisam ser lidos. Existe uma cópia desta tabela, já que ela é sempre gravada em duplicata nos discos rígidos ou disquetes, mas se houver um problema de leitura, então os dados estão perdidos.

    Uma segunda tentativa pode ser feita quando você escolhe a opção retry, mas se ela falhar, você realmente tem problemas.

    Analisemos dois casos: com disquetes e com o disco rígido.

 

   * Disquete

   Uma deformação do disquete ou ainda problemas causado por aquecimento e campos magnéticos podem impedir que seus dados sejam lidos pelo drive.

   Deixando um disquete num carro num dia de sol ou em local muito quente podem ocorrer este problemas e ele não pode ser lido.

    Uma outra possibilidade ocorre quando o disquete é gravado num drive que esteja com algum pequeno problema de desalinhamento de cabeça ou num dia muito frio e depois você tenta ler o mesmo disquete em outro drive ou num dia quente. As diferenças de condições podem impedir a leitura.

    Assim, se o problema ocorre com um disquete gravado no seu computador (no mesmo drive) depois que ele foi carregado de um lado para outro é provável que este disquete esteja danificado.

    Se foi gravado em outro drive tente rodá-lo no drive original. Se tudo correr bem pode haver algum problema de alinhamento de cabeças num dos dois drives. Um disquete que roda no seu computador e não nos outros indica problemas com seu drive. Um disquete que roda no computador de um amigo e não no seu e de outros amigos indica problemas no drive desse seu amigo.

    Finalmente, se o problema ocorre não só com um disquete mas com todos seus disquetes no seu drive então o problema é do drive. Verifique o cabo e eventualmente faça uma limpeza e depois, se isso não resolver, troque-o.

 

   * Disco rígido

   Se o problema acontece quando você tenta usar o disco rígido então o problema é grave. Inicialmente, se você já não tem cópias de todos os arquivos importantes, tente tirá-las e depois reformatar o disco reinstalando os seus programas.

    Eventualmente você pode resolver o problema com uma perda mínima de dados usando o ndd (Norton Disk Doctor) ou outro programa de diagnóstico.

    Se ainda assim o disco rígido continuar com problemas, o melhor é fazer sua troca. Conforme já sugerimos, é melhor já partir para um tipo de maior capacidade aproveitando as ofertas do mercado.

 

   d) General failure (reading or writing) drive ?:

  (Falha geral ao ler ou gravar no drive ?:)

 

   Abort, retry, fail?

  (Abortar, tentar novamente, falhar)

  

   Disquetes e discos rígidos têm vida limitada. Talvez você não saiba, mas a vida útil de um disquete está em torno de 5 anos e menos que isso se ele for gravado e apagado frequentemente. Os discos rígidos também tem uma vida limitada e depois disso os seu setores passam a apresentar problemas. Você já não consegue mais ler ou gravar dados nestes setores ruins (bad sectors). Programas de diagnóstico como o ndd e scandisk devem ser rodados periodicamente pois eles marcam estes setores ruins para que eles não sejam usados, permitindo assim o aproveitamento de discos ou disquetes com problemas por mais algum tempo.

    No entanto, se forem constatados muitos setores ruins num disquete ele simplesmente deve ser jogado fora e se isso ocorrer com um disco rígido, ele deve ser trocado.

    Quando a mensagem aparecer na tela, inicialmente digite fail (F) para que a aplicação não termine no meio do processamento. Em seguida tente um R (tentar novamente) e se isso não resolver, é provável que os dados do disquete (se for um disquete) estejam perdidos, ou ainda a winchester esteja com problemas.

   Se você não tiver cópias do disquete ou dos dados tente um programa de recuperação como o ndd. Ele pode ajudar na recuperação de todos ou parte dos dados se o problema não for muito grave.

Artigos Relacionados


Amigos
Quando meus amigos são caolhos, olho-os de perfil. (Quand mes amis sont borgnes , jê lês regarde de profit.)
Joubert (1769 - 1799) - Penamentos - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)