O Site do Hardware Livre - OSHW

Poeira tóxica em equipamentos eletrônicos. (MA034)

Este artigo é de 2004, mas ainda atual, pois o assunto tratado não perde a validade. Na verdade, podemos que é mais atual do que nunca, já que as substâncias tóxicas a que nos expomos em nossos dias se multiplicaram. Um artigo importante para o meio ambiente e a tecnologia.

Um estudo feito pela Clean Production Action e a Computer TakeBack Campaign, divulgado na Internet, mostra o preocupante resultado da análise feita em poeira retiradas de computadores e que se estende a outros tipos de equipamentos eletrônicos. As pesquisas mostram que essa poeira contém resíduos químicos extremamente perigosos para a saúde humana. Veja exatamente o que esta pesquisa divulgada pela Internet mostra.

Os pesquisadores que analisaram a poeira acumulada no interior de computadores e outros equipamentos eletrônicos encontram substâncias perigosas para a saúde humana, a maiores delas formadas por compostos químicos usados na prevenção de fogo como, por exemplo, éter difenil polibominatos ou PBDE.

Em testes de laboratório essas substâncias mostraram-se capazes de causar problemas neurológicos em animais além de riscos na reprodução, permanecendo persistentes no meio ambiente e contaminando alimentos, animais e humanos.

Um dos pontos em que as maiores concentrações dessa perigosa substâncias foi justamente no leite humano.

O importante desta pesquisa, feita inicialmente visando os computadores, é que tais substâncias não foram encontradas apenas nos PCs mas também em diversos outros equipamentos eletrônicos como televisores, rádios e outros equipamentos de uso doméstico.

O problema do PBDE veio à tona quando as empresas começaram a aumentar seus esforços no sentido de reciclar os materiais usados nos velhos computadores.

A IBM, Dell e HP, que são os três maiores fabricantes de computadores do mundo, oferecem meios seguros de reciclar os computadores velhos, no entanto, a quantidade de computadores que realmente entram nesse programa é pequena.

Só nos Estados Unidos, estima-se que a quantidade de computadores que devem ser descartados no próximo ano pode chegar a mais de 200 milhões!

A idéia é estimular os compradores de computadores novos a enviar os velhos ao programa de reciclagem em lugar de deixar que eles sejam descartados de forma insegura, afetando o meio ambiente.

Os próprios fabricantes estão tão preocupados com isso que a própria Dell já proibiu, desde 2002 o uso do PBDE em seus computadores.

Os estudos sobre o PBDE foram baseados em 16 amostras de poeira retiradas de monitores em lugares públicos em 8 estados, incluindo laboratórios de universidades, escritórios governamentais, museus, etc.

Os esforços também estão se concentrando agora no sentido de que não só as empresas fabricantes de PC reciclem de modo seguro seus produtos como também todos os fabricantes de eletro-eletrônicos que estejam sujeitos aos mesmos problemas.

Um primeiro ponto de preocupação é no sentido de fazer com que os padrões de reciclagem de computadores (e outros equipamentos) sejam aceitos em todos os países. Trabalha-se numa nova legislação que deve abranger não só os fabricantes de computadores como também os próprios vendedores.

No estado do Manine, Estados Unidos, por exemplo, já é proibido vender qualquer produto eletrônico que tenha PBDE ou outra substância tóxica. A Califórnia também proibiu o uso de diversos tipos de PBDEs em 2003 e assim por diante.

Enfim, precisamos ficar atentos à presença de substâncias nos equipamentos eletrônicos que possam ser nocivas à nossa saúde e alertar as autoridades para que criem barreiras legais para evitar que elas sejam usadas ou cheguem até nós.

Quando os primeiros televisores chegaram ao mercado o nível de raios X que emitiam eram extremamente perigosos. Muitos monitores de vídeo computadores de apenas algumas décadas atrás também. Barreiras foram criadas no sentido de que essa radiação nociva não nos atingisse. O mesmo ocorre com os campos magnéticos e de alta freqüência de muitos equipamentos.

É hora de nos preocuparmos também com os perigos químicos que o contacto com substâncias nocivas pode representar. Isso é de extrema importância principalmente para os nossos leitores profissionais que estão constantemente colocando suas mãos, ou respirando essa poeira tóxica quando abrem um equipamento para ajuste, reparação ou simplesmente upgrade.

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Povo
O povo paga, é um axioma de todos os tempos, de todos os países, de todos os governos.(Lepeuple paie, est um axiome de tout tempos, de tout pays, de tout governement.)
Paul-Louis Courier (1772 1825) Cartas ao redator do Conseur. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)