O Site do Hardware Livre - OSHW

Reduzindo dores com ondas cerebrais (MA098)

A interação de circuitos eletrônicos ou ainda de recursos que envolvam tecnologia como laser, ondas etc. pode levar a resultados fantásticos em termos de medicina. Pesquisadores da Universidade de Manchester conseguiram reduzir a dor em pacientes com lasers que induzem tipos especiais de ondas cerebrais.

Em notícia divulgada em novembro de 2016, uma nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Manchester pode levar a aplicações médicas importantes no futuro.

O que os cientistas descobriram é da mesma forma que o espaço em nosso ambiente é cheio de ondas de rádio das estações de rádio, TV, telecomunicações, etc., o espaço entre nossos ouvidos também está cheio de sinais elétricos.

Já tratamos em artigos deste site das ondas alfa, beta e delta (PN008 e PN002) que tem frequências na faixa de 0,5 a 100 Hz, por exemplo.

Essas ondas, segundo se sabe são usadas pelo nosso cérebro para comunicações entre diferentes áreas.

Já se descobriu que as ondas alfa (8 a 12 Hz) estão associadas ao aumento da criatividade, reduzir ansiedade e melhorar as funções de memória.

Outra descoberta é que se ondas desta frequência forem aplicadas ao cérebro pode haver uma influência do modo que as outras regiões processam a dor.

Assim, a descoberta do Human Pain Research Group (Grupo de Pesquisa da Dor Humana) da Universidade de Manchester, pode levar a outros pesquisadores a ideia de usar ondas alfa para reduzir a dor.

A indução dessas ondas pode ser feita tanto por impulsos de luz como de som a ainda numa tecnologia mais avançada por um feixe de laser que gera calor na parte de trás dos braços.

A ideia dos pesquisadores é que a utilização de recursos eletrônicos no controle da dor pode ser muito importante para se evitar o uso de drogas. Um vídeo no Youtube sobre a descoberta pode ser visto em:

https://www.youtube.com/watch?v=vFf_jJHYr6g

 

 

 

 

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Aniversário (OP182)

Este é um mês especial para nós. Completamos nosso nono ano de existência, com muito trabalho e ainda sem esgotar a vasta coleção de coisas que temos para levar aos nossos seguidores. São novos artigos, artigos antigos para serem recuperados, pois têm valor apenas histórico como didático, novos canais como os vídeos no Youtube, novos livros e uma grande programação de palestras e eventos.

 

Leia mais...

Perigo
Quem ama o perigo, nele perece. (Quien ama El peligro, en el perece.)
Cervantes (1547 1616) Dom Quixote Cap XX Parte II - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)