Pâncreas Biônico deve ser a maior inovação dos próximos anos, devendo ser lançado em 2018, fruto do trabalho de pesquisadores da Universidade de Boston. O novo dispositivo, ainda em fase de pesquisa, libera de modo automático insulina de modo a manter o nível de glicose no sangue.

O novo dispositivo biônico, pâncreas biônico ou artificial foi desenvolvido pelo Prof. Ed Damiano da Universidade de Boston quando constatou que seu filho Eli tinha sido diagnosticado com diabetes.

Ele verificou que as pessoas que têm diabetes (elevado teor de açúcar no sangue) precisam estar constantemente ajustando seus níveis de glicose quem seja através da ingestão de alimentos apropriados como de insulina.

A ideia do pâncreas biônico é automatizar o processo. O pesquisador criou então o iLet que realiza medidas da glicose a cada 5 minutos e dependendo do nível constatado de açúcar, libera a insulina para fazer a correção para os níveis normais.

Outro hormônio denominado glucagon também é usado na correção do nível de açúcar e isso durante todo o dia.

O dispositivo criado pelo pesquisador não é único, já que aparelhos semelhantes já estão sendo testados pela Universidade de Virginia e Harvard. Devendo alguns ser lançados a partir do meio de 2017.

No caso do prof. Damiano ele criou uma empresa denominada Beta Bionics que deve disponibilizar o dispositivo, quando aperfeiçoado, sem fins lucrativos.

 

Ed Damiano
Ed Damiano

 

 

Pre-adolescente com T1D testando o equipamento.(fotos BU)
Pre-adolescente com T1D testando o equipamento.(fotos BU)