O relaxamento e importante para a manutenção da saúde ou mesmo para eliminação do stress. Recursos que ajudam pessoas com dificuldades em relaxar podem ir desde a música suave e ambientes escuros até efeitos de luzes piscantes com ritmos controlados.

O que descrevemos neste artigo é a montagem de um óculos de relaxamento que já pode ser encontrado a venda em alguns países da Europa e Estados Unidos e que produz pulsos alternados que levam a pessoa a um estado de quase hipnose para relaxamento completo.

Na figura 1 mostramos o uso de um óculos de relaxamento hipnótico de tipo comercial que pode ser encontrado em casas especializadas nos Estados Unidos.

 

Figura 1 – Óculos de relaxamento
Figura 1 – Óculos de relaxamento

 

Evidentemente, o uso do aparelho deve ser feito com cautela, pois pode levar as pessoas antes a um mal-estar do que ao relaxamento desejado, conforme o caso. Assim, se você se sentir bem com este tipo de recurso tudo bem, mas caso contrário procure outras formas.

O circuito e totalmente portátil e seguro no sentido de que é pequeno e alimentado por pilhas comuns.

A frequência das piscadas dos LEDs pode ser controlada numa ampla faixa de valores por meio de um potenciômetro.

 

Como Funciona

Na figura 2 temos o diagrama complexo do relaxador hipnótico.

 

Figura 2 – Diagrama do aparelho
Figura 2 – Diagrama do aparelho

 

O que temos é um oscilador de baixa frequência com base numa das portas inversoras de um circuito integrado CMOS do tipo 4093.

A frequência deste oscilador depende de Ci e pode ser ajustada por P1 em frequências entre fração de hertz a perto de 20 Hz. Os valores de C1 podem ser alterados numa ampla faixa conforme os efeitos desejados.

O sinal deste oscilador é retangular com um ciclo ativo de 50% e é aplicado nas outras três portas do mesmo circuito integrado, que funcionam como inversores amplificadores digitais.

Na saída destas portas ligamos dois LEDs de tal forma que um acende quando elas estão no nível alto e o outro acende quando estão no nível baixo.

Assim, em função da frequência do oscilador os LEDs piscam alternadamente com a mesma intensidade.

Os LEDs são montados num óculo especial que a pessoa deve usar para relaxamento, conforme mostra a figura 3.

 

Figura 3 – Montagem em óculo
Figura 3 – Montagem em óculo

 

 

Montagem

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 4.

 

Figura 4 – Placa para a montagem
Figura 4 – Placa para a montagem

 

Para O circuito integrado sugerimos a utilização de um soquete. Os LEDs podem ser vermelhos, verdes ou de qualquer cor que o leitor queira (na verdade podem ser montados diversos óculos com LEDs de cores diferentes que serão usados conforme o gosto de cada um e no momento apropriado).

Os resistores são de 1/3 W ou maiores e o capacitor C1 tanto pode ser poliéster como cerâmico. Na verdade seu valor não é crítico podendo ficar entre 220 nF e 1 µF, com variações apenas na faixa de frequências obtida para as piscadas.

Todo o conjunto cabe numa pequena caixa plástica cujas dimensões dependem basicamente da alimentação usada, já que 4 pilhas ocupam mais espaço que uma bateria de 9 V.

O potenciômetro poderá ser dotado de uma escala que tenha a marcação da frequência das piscadas. Esta frequência pode ser obtida contando-se as piscadas por minuto com a ajuda de um relógio comum.

 

Prova e Uso

Para provar o aparelho basta ligar sua alimentação: os LEDs devem piscar alternadamente e a velocidade destas piscadas pode ser controlada pelo potenciômetro P1. Uma vez verificado o funcionamento, para usar o aparelho, basta colocar o óculos e ajustar P1 para uma velocidade confortável das piscadas que produza o efeito de relaxamento desejado.

Será interessante usar o aparelho em local escuro e sem barulhos que possam afetar os seus efeitos.

Se achar que as piscadas dos LEDs são muito intensas, aumente o valor de R2 e R23 para 1,5 k Ω ou mesmo 2,2 k Ω.

 

Semicondutores:

CI-1 - 40938 - circuito integrado CMOS

LED1, LED2 - LEDs de qualquer cor – ver texto

 

Resistores (1/8W, 5%)

R1 - 10 k Ω - marrom, preto, laranja

R2, R3 - 1 k Ω - marrom, preto, vermelho

P1 - 1 M Ω - potenciômetro da

 

Capacitores:

C1 - 1 µF - poliéster ou eletrolítico

 

Diversos:

S1 - Interruptor simples

B1 - 6 ou 9 V - 4 pilhas ou bateria, placa de circuito impresso, conector de bateria ou suporte de pilhas, caixa para montagem, óculos com adaptação para os LEDs, fios, solda, etc.