No artigo anterior desta série (MEC118) apresentamos aos leitores um interessante recurso didático disponível no kit Alfa da PNCA que é o programa Squeak, uma prancheta virtual que possibilita aos professores programar uma enorme gama de atividades com seus alunos.

No artigo anterior vimos como trabalham com os recursos de desenhos e o banco de imagens e ferramentas criando-se assim mundos virtuais que podem ser utilizados no ensino de matemática, idiomas, ciências além de atividades relacionadas com nosso dia a dia como educação para o Trânsito, segurança, alimentação, etc.

Neste artigo vamos continuar a exploração dos recursos dessa importante ferramenta do kit Alfa da PNCA. É claro que muito mais pode ser conseguido pelos educadores interessados, consultando a PNCA através do link em nosso site. As apostilas fornecidas com o material educacional da empresa fornecem uma enorme gama de atividades para serem implementadas nas escolas de primeiro e segundo grau e mesmo nos cursos técnicos.

No artigo anterior chegamos até a tela de suprimentos que na barra de ferramentas encontramos uma grande quantidade de objetos de suprimentos, conforme mostra a figura 1.

 

 Tela de suprimentos do Squeak
Tela de suprimentos do Squeak

 

Vamos Criar um Livro

Foi-se o tempo em que um autor enviava os manuscritos de sue livro a uma editora que se encarregava de fazer sua produção. Hoje os próprios escritores criam seus livros do texto à aparência final e isso também pode ser feito pelos estudantes num trabalho muito interessante que põe à prova a criatividade e a imaginação de cada um.

Com o Squeak é possível criar um livro cujo tema pode ser proposto pelos educadores tais como:

- Meu diário

- Minha vida na escola

- Como eu vejo o mundo

- Minha família

- Tudo que eu gosto

- Meus poemas

- Meu livro de bichinhos

E muito mais... Certamente títulos específicos podem ser utilizados como temas transversais para as mais diversas disciplinas.

Mas, como fazer isso usando o Squeak do kit Alfa?

 

Criando um Livro

Para iniciar escolhemos a opção livro com o mouse e a arrastamos até a área de trabalho que denominamos "mundo", conforme mostra a figura 2.

 

Selecionando a opção livro
Selecionando a opção livro

 

Ao arrastar a opção para a para de trabalho mantenha a tecla ALT pressionada dimensionar seu projeto de livro. Para isso arraste o mouse mantendo seu botão direito pressionado, conforme mostra a figura 3.

 

 Tamanho do livro alterado.
Tamanho do livro alterado.

 

Agora para começar a trabalhar no livro precisamos utilizar o objeto texto, conforme mostra a figura 4.

 

 Iniciando o trabalho com o texto.
Iniciando o trabalho com o texto.

 

Aparecendo a palavra texto, basta deletá-la e começar a escrever o texto desejado, com todas as ferramentas disponíveis num editor de textos.

Da mesma forma que um editor de texto como o Word, mas bastante simplificado de modo a torná-lo acessível aos estudantes temos recursos como editar um cabeçalho, mudar o tipo e tamanho de letras e muito mais, conforme mostra a figura 5.

 

 Usando os recursos de editoração.
Usando os recursos de editoração.

 

Além dos recursos de escolha de tamanho e tipo de letra tanto para o cabeçalho como para o texto o Squeak também possui recursos de cores que são mostrados na tela da figura 6.

 

 Usando as cores na produção do livro.
Usando as cores na produção do livro.

 

As ilustrações podem ser feitas com o objeto dado pelo ícone pintura, conforme mostra a figura 7.

 

 Usando os recursos de ilustração.
Usando os recursos de ilustração.

 

Recursos que permitem inserir páginas permitem editar livros grandes com muitas páginas e depois fazer sua impressão.

 

O Kit Alfa da PNCA

Com recursos como este o kit alfa se torna uma ferramenta poderosa de ensino que deve ser analisada pelos educadores. A PNCA através da sua consultoria educacional PETE ajuda a implantar o uso de todos esses recursos na sua escola. Clique aqui para saber mais.