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Kit Alfa no Ensino Médio (MEC094)

Com a existência de diversos concursos e competições de robótica ou que aceitem projetos de robótica como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) ou a FEBRACE, ter idéias utilizando o kit Alfa da PNCA pode ser um trunfo para se garantir uma boa posição para sua escola. Neste artigo damos algumas idéias de projetos que teriam, sem dúvida uma boa chance de prêmio nesses concursos e competições. É claro que a implementação depende do competidor ou de seu grupo e evidentemente da orientação do professor.

Robótica não significa apenas montar veículos que se movam de forma controlada à distância ou autônoma com o recurso de sensores. Muito mais que isso, a robótica é um ramo da automação, e na automação incluímos diversos dispositivos importantes como braços mecânicos, pontes rolantes, elevadores, guindastes, dispositivos animatrônicos, dispositivos biônicos e muito mais.

Na verdade, ampliando os campos de utilização de kits robóticos como Kit Alfa de modo que pensemos nele como um kit de automação, as possibilidade de criação de projetos são muito ampliadas. Isso é importante dizer, pois muitos educadores vêem este kit apenas com a finalidade de criar aplicação robóticas.

E, pode-se ir além, com a criação de projetos linkados a outras disciplinas diferentemente da robótica e a própria automação. Na verdade tudo que puder ser ensinado com a utilização de movimentos ou ainda de sensores encontra no kit Alfa uma excelente plataforma para implementação.

 

O robô do kit Alfa
O robô do kit Alfa

Na foto mostramos a implementação básica de um robô com sensores de obstáculos feito que são montados na sua parte dianteira conforme mostra a figura abaixo.

 

Os sensores de obstáculos
Os sensores de obstáculos

 

Algumas Idéias de Projetos Para Competições

As idéias dadas abaixo não incluem apenas robótica, mas também automação e como recursos de outras disciplinas ou campos de atividade tais como: meio ambiente, geografia, idiomas, matemática, química, física, psicologia, etc.

 

1. Seleção de resíduos tóxicos

Bem atual, principalmente se lembrarmos do acidente em Fukushima (Japão) este tema pode servir de base para um projeto de reconhecimento de lixo tóxico. Uma idéia seria usar o sensor de cores num robô capaz de identificar material radioativo (uma das cores selecionadas) e removê-lo do lugar em que se encontra. Uma caixinha com o símbolo que identifica material radioativo na cor a ser reconhecida seria usada, conforme sugere a figura abaixo.

 

Símbolo de radiação.
Símbolo de radiação.

 

2. Reconhecimento de material reciclável

Da mesma forma que se pode reconhecer material radioativo usando a cor como referência, pode-se reconhecer materiais recicláveis. Copinhos plásticos, papel, metal teriam etiquetas a serem reconhecidas e os objetos separados por um robô.

 

3. Reconhecimento de palavras em inglês pela cor

Este projeto pode ser implementado da mesma forma que o anterior. Palavras em inglês em cartões nas cores que o sensor de cores pode reconhecer serão encontradas por um robô móvel.

 

4. Geração de energia

A preocupação com fontes de energia limpa em nossos dias é enorme. Cada vez mais precisamos de energia e não temos de onda obtê-la de forma limpa. A energia eólica é uma alternativa interessante que pode ser explorada com o kit Alfa. Basta usar as entradas de sinais analógicos juntamente com um pequeno motor que sirva de dínamo. Numa demonstração em local fechado, um ventilador pode ser utilizado como fonte de vento. Gráficos de geração de energia podem ser obtidos com o kit. Na figura abaixo temos um interessante gerador eólico portátil (dobrável).

 

Um gerador eólico portátil.
Um gerador eólico portátil.

 

5. Reconhecimento de números pares, ímpares e primos

Esta montagem matemática pode ser desenvolvida com a ajuda do sensor de cores. Cartelas contendo números diversos têm as cores do que eles são (pares, ímpares ou primos). O desafio é construir um robô móvel que removendo de uma carreira de cartela todos os números deixando os primos (Crivo de Erastóstenes).

 

Erastostenes - 285 - 194 a.C.
Erastostenes - 285 - 194 a.C.

 

6. Separação de substâncias pela cor

Em química, também podem usar o sensor de cores para separar tubos de ensaio que tenham líquidos coloridos. Pode-se até detectar uma determinada reação química com o acionamento de algum dispositivo de aviso.

 

Reconhecendo cores.
Reconhecendo cores.

 

Conclusão

Mais uma vez demos idéias bastante interessantes para a utilização do kit Alfa com finalidades pedagógicas. No entanto, para os professores a consulta à PeTe, empresa do grupo PNCA que fornece soluções pedagógicas é a melhor fonte de consultas.

 

Opinião

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Já com ano correndo à pleno vapor, apenas esperando começar as aulas, já temos muito em que pensar e muito o que fazer. Na realidade, nunca paramos, e mesmo nas férias (que não tiramos a não ser para viagens curtas) produzimos muito, como os leitores poderão ver.

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