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Legal e +Legal – Programando o Kit Alfa – Parte 1 (MEC017)

Conheça um pouco da linguagem de programação do kit alfa e veja como uma abordagem didática faz com que ela se torne muito simples de usar tanto pelos educadores, seus alunos e experimentadores que desejam desenvolver seus próprios projetos. Neste artigo falaremos um pouco da estrutura desta linguagem, mostrando o que pode ser feito em termos de projetos educacionais que abrangem as mais diversas disciplinas partindo da própria mecatrônica e robótica e passando pela matemática, física, geografia e até mesmo o ensino de idiomas, biologia e muito mais.

 

 

O ponto crítico no trabalho de robôs que possuam Inteligência dada por um microcontrolador, como os que podem ser construídos com o Kit Alfa nas aplicações mais avançadas é justamente a programação.

Envolvendo conhecimentos de lógica e de algoritmos, esta programação pode parecer bastante complexa para professores e alunos que a utilizam pela primeira vez. No entanto, com os recursos de uma linguagem simples, especialmente criada para simplificar o entendimento e poder ser usada por estudantes e professores de todos os níveis, o Kit Alfa se torna muito simples de entender.

O Kit Alfa utiliza duas linguagens especialmente desenvolvidas para facilitar ao máximo o interfaceamento dos estudantes com o “cérebro” dos robôs e os projetos que eles montam. Estas linguagens, em português recebem o nome de Legal e +Legal.

O que estas linguagens fazem é transformar regras escritas em nosso idioma em comandos e ações que determinam o comportamento do projeto que está sendo elaborado, ou seja, o que o robô vai fazer em determinadas situações, ou como vai se comportar um braço mecânico, elevador, etc.

Assim, com o conhecimento dessas regras, ou seja, do modo como elas devem ser escritas (semântica) é possível fazer com que o projeto se comporte exatamente da maneira como desejamos.

O Kit Alfa é acompanhado de um CD que permite instalar estas linguagens em qualquer computador com uma interface simples de usar que é mostrada na figura 1.

 


(Interface do +Legal)


Figura 1 – Interfaces dos programas Legal e +Legal.

 

A diferença entre as duas interfaces está no fato de que o +Legal possui mais recursos. Para exemplificar seu funcionamento vamos usar o +Legal apenas.

 

 

A Estrutura de um programa

Programar o módulo de controle MC 2.5 do Kit Alfa consiste em inserir em sua memória de programa instruções e comandos numa linguagem que ele reconheça e que possa traduzir em ações. Para isso o programa deve ter elementos estruturados que são o início, a descrição dos eventos e o fim, para que o módulo saiba quando a execução de um programa terminou. A seguir damos um exemplo simples.

 

Início

Comando 1

Comando 2

.....

Comando n

Fim

 

Interessante é que os programas devem sempre iniciar com Por Favor e terminar com Obrigado. Regras de boa educação não fazem falta, mesmo quando tratamos com uma “inteligência artificial”.

Uma vez preparado o módulo com a conexão dele ao computador e às pilhas que vão alimentá-lo, tendo o programa instalado no computador, interligamos tudo, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Ligando o módulo de controle ao computador

 

Com a conexão do módulo ao computador poderemos então criar a programação que vai determinar o que nosso projeto vai fazer. As limitações são dadas apenas pela imaginação. Podemos acionar motores, ler sensores, e fazer o dispositivo emitir sons. Sim, para mostrar como isso é possível vamos dar como exemplo, um pequeno programa que faz o nosso projeto no Kit Alfa emitir sons. Na verdade, este exemplo pode até ser usado isoladamente num instrumento musical elementar para ensino de música...

Na figura 3 temos o programa que deve ser digitado para a reprodução de 3 notas musicais. O que está escrito entre parênteses o dispositivo não considera, é apenas um comentário. Os números depois das notas determinam sua duração e podem variar de 1 a 5

 

Figura 3 – Programando porá tocar três notas musicais.

 

É claro que para o ensino médio pode-se trabalhar o conceito de freqüência e fazer a mesma programação de toques de uma maneira diferente. Conforme mostra o exemplo da figura 4, é possível indicar os toques pela sua freqüência e duração.

 

Figura 4 – Programando os toques pela freqüência.

 

 

Acionamento dos LEDs Indicadores

Algo importante que se pode incluir na programação do Módulo de Controle MC 2.5 do Kit Alfa é o acionamento dos LEDs indicadores que ele possui. Para isso, existem comandos que podem ser ativados quando determinados eventos ocorrerem. Um exemplo simples de programação, consiste em se fazer com que os LEDs acendam com os toques programados. Tudo isso é muito simples usando a linguagem +Legal, conforme mostra a figura 5.

 

Figura 5 – Exemplo de controle dos LEDs.

 

 

Para os Educadores

Conforme os educadores podem perceber, programar o Módulo de Controle MC 2.5 do Kit Alfa é muito simples, se bem que os exemplos dados sejam apenas de umas poucas funções. No entanto a partir delas, podemos combinar outras e fazer muitas coisas com o kit. Isso ficará mais claro num segundo artigo desta série.

No amplo material de apoio que é fornecido pela PNCA (WWW.pnca.com.br) os educadores que adotarem o Kit Alfa em suas escolas terão detalhes sobre a programação que este artigo não é suficiente para fornecer.

Apenas como desafio, podemos sugerir que os professores e mesmo os estudantes tentem programar o módulo para tocar melodias conhecidas. Envie-nos seus programas para que possamos colocá-los com som neste site, gerados pelo próprio módulo. Não é preciso ter o kit para isso. Você envia o programa e nós o passamos para o módulo para você ver o que ele pode fazer.

 

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