Os Wearables (vestíveis) onde a internet e recursos da eletrônica (IoT) são implementados em roupas e outros artefatos vestíveis está alcançando um grau bastante avançado inclusive em peças da Broadway. Veja neste artigo como as Rockettes utilizaram uma roupa conectada para controlar LEDs e produzir efeitos visuais sensacionais.

Em gravação que pode ser acessada no Youtube em https://www.youtube.com/watch?v=jctODZGDcfU no programa America’s Got Talent as famosas Rockettes, dançarinas que se apresentam no Radio City Music Hall de Nova Iorque utilizaram roupas inteligentes com LEDs controladas a partir de um servidor remoto para produzir efeitos sensaional.

Os LEDs que mudam de cor conforme a coreografia e também produzem efeitos sequenciais conjuntos estão na própria roupa das dançarinas sendo controlados à distância.

O efeito mostra como é possível agregar LEDs em roupas e outras vestimentas como chapéus e sapatos com os mais diversos efeitos que não apenas podem ser automatizados ou individualizados, mas controlados de modo a se obter um efeito global.

Um outro show é mostrado num vídeo produzido na Ucrânia e que pode ser visto abaixo :

E ainda no America’s Got Talent de 2017 temos a interessante apresentação com vestíveis baseado em LED:

Vale à pena assistir.

Um livro interessante que está disponível para download é o "Eletrônica para Artistas" do autor "Helder da Rocha", neste livro o autor mostra como criar arte utilizando meios eletrônicos, para baixar este livro clique aqui.