O Site do Hardware Livre - OSHW

Tecnologia dos Vestíveis nas Olimpíadas (IOT008)

Nas olimpíadas de 2016 pudemos ver uma grande quantidade de recursos tecnológicos usados nas provas, pelos atletas, treinadores e até mesmo para se tirar dúvidas sobre os resultados, tornando-os muito mais precisos. Os vestíveis tiveram um destaque especial, mostrando que cada vez mais a eletrônica fará parte de nossas vidas em todos os instantes. Veja neste artigo alguns destaques.

Um primeiro vestível que destacamos é o sensor de socos da Hyckso que permite o monitoramento de cada golpe de um lutador de boxe, fornecendo estatísticas e até permitindo avaliar o estado de um lutador durante um treinamento.

O sensor da Hyckso é colocado sob o braço, conforme mostra a foto, enviando através de conexão sem fio o resultado dos golpes como força, velocidade, movimento, etc.

 

O sensor de golpes usado pelos lutadores nas olimpíadas.
O sensor de golpes usado pelos lutadores nas olimpíadas.

 

O receptor mostra num display os pontos do lutador além de muitas outras informações interessantes de utilidade para o próprio boxeador e o treinador.

A Hyckso sugere que o seu equipamento seja usado até mesmo como recreação, pois permite a realização de competições entre pessoas comuns que gostam de boxe, servindo como um juiz perfeito.

Na figura o aspecto do receptor que custa nos Estados Unidos 149,95 dólares. Mais informações você pode obter no site da empresa em:

https://www.hykso.com/

 

 

  O receptor sem fio que permite monitorar os golpes.
O receptor sem fio que permite monitorar os golpes.

 

Outro vestível (wearable) usado nas olimpíadas foi o monitor de saltos VERT.

Este pequeno dispositivo permite monitorar saltos de um atleta fornecendo a um receptor informações precisas sobre altura, distância e tudo mais que tanto o atleta como treinador precisam para alcançar o máximo de desempenho.

Na foto temos o sensor e o receptor que no exemplo está sendo usado para monitorar saltos em altura.

 

Monitor de saltos da VERT.
Monitor de saltos da VERT.

 

Você pode saber mais sobre este equipamento em https://www.myvert.com/collections/vert/products/vert-wearable-jump-monitor.

O dispositivo é fornecido com diversas opções, que vão de um atleta até 8 atletas com o preço inicial de 124,99 dólares. A versão para 6 atletas custa 749,99 dólares.

Nosso terceiro vestível olímpico são os óculos de ciclismo Solos (http://www.solos-wearables.com/). Este vestível inspirado em biologia, fornece informações sobre seu desempenho, enviando para seu smartphone sem a necessidade de você ter de usar as mãos ou mudar a posição de sua cabeça.

 


 

 

 


 

 

 


 

 

 

Óculos Kopin Solos com um pequeno visor que fornece em tempo real informações sobre seu desempenho

Outro vestível encontrado em atletas que participaram das olimpíadas, e mesmo acompanhantes e técnicos é o Smart Garmin Vivosmart HR.

Esta pulseira fornece informações sobre várias atividades do atleta sendo encontrada por preços em torno de 220 dólares com uma grande quantidade de recursos.

 


 

 

Além do GPS este relógio inteligente fornece informações como batimento cardíaco, passada, distância percorrida e muito mais.

Um ponto comum a todos estes aplicativos é a comunicação wireless. Tanto o Bluetooth como os protocolos 812 são comuns, devendo esta tecnologia fazer parte da maioria dos produtos IoT, principalmente os vestíveis.

Muitos leitores também devem ter visto alguns atletas, principalmente nadadores com um estranho óculos de luz verde, mostrado na foto abaixo.

 


 

 

Trata-se do Re-Timer óculos que imita a luz do dia de modo a produzir o relaxamento e com isso evitar a insônia. Usando estes óculos pode-se dormir melhor, o que é altamente importante no caso de um atleta.

Conforme já explicamos em outro artigo de nosso site, o ritmo circadiano é sincronizado pela luz azul que impede e produção da melatonina que nos dá sono, enquanto que a luz verde ajuda na sua produção. A melatonina é o hormônio do sono.

Veja mais sobre estes óculos em: http://www.dailymail.co.uk/health/article-2553042/Insomniac-no-longer-feels-like-zombie-turning-special-glasses-ditch-attempt-good-nights-sleep.html

Se o leitor se interessa pelo desenvolvimento de produtos semelhantes, sugerimos fazer uma visita ao site da Mouser (WWW.mouser.com) onde uma ampla linha de componentes de última tecnologia está disponível

 

 

 

Opinião

Novidades de Janeiro de 2018 (OP176)

Já com ano correndo à pleno vapor, apenas esperando começar as aulas, já temos muito em que pensar e muito o que fazer. Na realidade, nunca paramos, e mesmo nas férias (que não tiramos a não ser para viagens curtas) produzimos muito, como os leitores poderão ver.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Tempo
Domar o tempo não é matá-lo, é vivê-lo.
Afonso Arinos de Melo Franco - A escalada - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)