Para o desenvolvimento de produtos da Internet das Coisas ou IoT o projetista deve contar com recursos especiais de alta confiabilidade e ao mesmo tempo dotado de recursos que permitam chegar de forma precisa aos produtos que deseja desenvolver. A Mouser Electronics está disponibilizando a placa de desenvolvimento Simblee™ (Simple Bluetooth Low Energy – BLE) e também ferramentas de desenvolvimento de RF Digital. Veja neste artigo o que esta linha de produtos pode fazer para o desenvolvimento de seu novo produto IoT.


 

 

Já discutimos em outros artigos de nosso site que um dos principais requisitos para o uso de conexões Bluetooth (sem fio) integradas a produtos IoT é o consumo de energia e também a potência.

Uma das soluções importantes que está sendo amplamente adotada é a da conexão Bluetooth® Low Energy ou BLE.

A nova ferramenta de desenvolvimento Simplee tem justamente suporta para operar com este protocolo com Arduino Integrated Development Environment.

A maior vantagem desta ferramenta que permite integrar comunicação wireless Bluetooth ao seu produto está no fato que ela possui recursos que permitem ao desenvolvedor criar aplicativos móveis sem a necessidade de ter de aprender antes a programar em Xcode ou Android SDKs.

A ferramenta de desenvolvimento Simblee suporta Mobile, Bluetooth® Smart, Mesh, Cloud e outros tipos de conectividade sem fio.

Os projetistas podem passar informações de interfaceamento através de Bluetooth Smart para um framework genérico Simblee™ para aplicativos Mobile num dispositivo móvel.

A ideia básica e conectar todos a tudo (IoT4EE), a ferramenta Simblee habilita dispositivos a interfacearem-se uns com outros sem a necessidade de se fazer o download de aplicativos adicionais para cada dispositivo.

Com uma baixa latência, de apenas 3 ms, os dispositivos habilitados pela Simblee podem se conectar praticamente de forma instantânea.

Dentro do módulo Simblee RFD77101 da RF Digital temos um transmissor de rádio de 2.4 GHz com um microcontrolador ARM® Cortex®-M0, 128 kB de memória flash e 24kB de memória RAM além das funções Bluetooth de baixo consumo.

Além da conectividade Bluetooth, o módulo, que mede 10 x 7 x 2 mm, possui uma conexão física robusta, incluindo 29 entradas e saídas (GPIOs), seis entradas ADC, quatro saídas PWM, dois barramentos SPI, dois barramentos I2C e uma interface µART.

Para um desenvolvimento mais rápido, a Mouser também disponibiliza três ferramentas de desenvolvimento: o Adaptador Rfduino de 7 pinos (Simblee RFD77201), um shield de programação USB e outro shield de LED/Botão RGB.

A placa adaptadora Simble Rfduino conecta aos shields RFduino para simples prototipagem e programação através de sete das 29 entradas/saídas GPIOs.

O kit de desenvolvimento Simblee RFD77802 ajuda os projetistas a criarem a comunicação entre dispositivos utilizando o SimbleeCOM, uma ferramenta de alta performance, baixa latência, protocolo sem fio profissional otimizado para ambientes com problemas de interferências.

O Kit possui placas de adaptadoras (*) Simblee de 29 pinos, dois shields RFduino de programação USB, dois RFduino LED/botão RGB, e dois shields de pilhas 2XAAA.

Dentre os destaques e benefícios desta ferramenta temos:

- Interage com dispositivos habilitados sem precisar do download de aplicativos

- Crie facilmente aplicativos IOS e Android sem usar Xcode or o Android SDK.

- O código de hardware e móvel estão ambos na mesma página de código.

- Crie aplicativos para fone e tablet

- A funcionalidade do dispositivo, funcionalidade do aplicativo e da nuvem estão todas numa única seção.

- Crie verdadeiros produtos IoT end-to-end e acelere o tempo de projeto.

Especificações:

Manufacturer: RF Digital  
Product Category: Bluetooth / 802.15.1 Modules  
RoHS: Details  
Class: Bluetooth Smart  
Frequency: 2.4 GHz to 2.481 GHz  
Sensitivity: - 93 dBm  
Data Rate: 250 kb/s to 2 Mb/s  
Operating Supply Voltage: 1.8 V to 3.6 V  
Output Power: - 55 dBm to + 4 dBm  
Interface Type: I2C, SPI, µART  
Maximum Operating Temperature: + 85 C  
Antenna Connector Type: Integrated  
Brand: RF Digital Wireless  
Dimensions: 10 mm x 7 mm  
Minimum Operating Temperature: - 40 C  
Mounting Style: SMD/SMT  
Packaging: Tray  

No site da Mouser Electronics em http://br.mouser.com/ProductDetail/RF-Digital/RFD77101/?qs=9ALm32gmhRIpWAb5xjhqBg%3d%3d  podem ser acessadas mais informações, incluindo o Datasheet.