O Site do Hardware Livre - OSHW

Característica Corrente x Tensão de um VDR - Uso do Osciloscópio na Escola – 13 (INS411)

Sabemos que osciloscópio é uma das mais poderosas ferramentas de ensino nas escolas técnicas e mesmo nas escolas de nível médio dentro do programa de ensino de tecnologia (STEM). Com sua ajuda podemos programar diversos experimentos de física, eletricidade, e mesmo de outras ciências e agora de uma forma mais completa se acrescentarmos a isso tudo aplicativos disponíveis para celulares. Neste artigo damos um exemplo, de experimento que pode ser realizado com a ajuda de um osciloscópio, em especial, os modelos InfiniiVision série 2000X e 3000X da Keysight.

AZ ideia básica deste experimento é visualizar no osciloscópio a curva de comportamento de um VDR (Voltage Dependent Resistor ou Varistor).

A análise permite ver a variação que a condução deste componente apresenta quando a tensão aplicada também muda.

O circuito para o experimento é mostrado na figura 1, assim como a curva visualizada.

 

Figura 1
Figura 1

 

Para o experimento é preciso contar com o seguinte material, além do osciloscópio:

- 1 fonte variável de CA (pode ser um transformador de isolamento) que tenha uma tensão de pico da mesma ordem que a do VDR utilizado, por exemplo 10 V (secundário de 6 V). Pode ser usado um gerador de funções que tenha um sinal de saída com esta amplitude.

- 1 VDR que tenha entre 10k e 47k Ω de resistência com 10 V para ocaso de um transformador de 10 V.

Resistores de 10 k Ω.

 

Procedimento:

Uma vez ajustada a fonte (se necessário), ajustamos o osciloscópio para visualizar o sinal, lembrando que a tensão aplicada terá a frequência da rede de 60 Hz (50 Hz).

O canal X do osciloscópio deve ser colocado em EXT as amplificações devem então ser ajustadas para que a imagem seja a mostrada na figura 1.

Observando a forma de onda, altera-se em seguida a amplitude do sinal da fonte (pode-se usar um potenciômetro de 10 k se for usado um transformador) analisando-se as formas de onda resultante na tela.

 

Análise

A resistência que um varistor apresenta depende da tensão aplicada e isso pode ser facilmente verificado pela não linearidade da forma de onda apresentada na tela do osciloscópio.

Com a medida da tangente da curva em diversos pontos da tela pode-se ter o valor da resistência apresentada num ponto determinado.

Observe que a resistência apresentada pelo dispositivo (VDR) é ôhmica e não depende da frequência.

Isso também pode ser constatado experimentalmente alterando-se a frequência da fonte, caso de um gerador de funções, por exemplo.

 

 

 

 

 

Opinião

Chegamos a 2018 (OP175)

Muitas coisas são prometidas para este ano. Temos a esperança de que ocorram mudanças onde elas devem ocorrer e esperamos que o desenvolvimento tecnológico de nosso país avance de modo a podermos estar emparelhados ou à frente dos principais países do mundo. Isso depende de nós e para ajudar neste propósito continuamos a fornecer mais e mais conteúdo para nosso site.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Temer
Temer o péssimo muitas vezes cura o pior. (To fear the worst oft cures the worse.)
Sheakspeare (1564 - 1616) - Tróilo e Cressida- Ato III - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)