O Site do Hardware Livre - OSHW

Informações Técnicas na Internet (ING001)

Um dos grandes problemas que todo usuário de componentes eletrônicos encontra é obter rapidamente informações técnicas sobre esses componentes. Datasheets ou mesmo informações resumidas são fundamentais para se verificar se um componente serve ou não para determinada aplicação. No entanto, uma vez que a informação seja encontrada, verificamos que na maior parte dos casos ela se encontra em inglês. Como encontrar e como entender essas especificações é o que veremos a seguir.

 

 

 

 

O acesso à Internet é fundamental para todo o praticante de eletrônica em nossos dias. Através dela temos uma forma rápida de encontrar informações sobre componentes, endereços de fabricantes e distribuidoras, catálogos e até fazer compras diretamente, com grande segurança e rapidez de entrega. Livros, componentes, kits e muito mais podem ser comprados pela Internet, conforme o leitor pode constatar simplesmente folheando os anúncios dessa revista.

 

Para nós, em especial é importante obter informações sobre componentes, especificamente o datasheet de um componente. Nele todas as informações, que antigamente eram obtidas em pesados volumes que todos os profissionais procuravam obter de qualquer forma, estão agora disponíveis de uma forma muito mais fácil de acessar que é a Internet.Como fazer isso?

 

O que os Fabricantes Disponibilizam

A maioria dos fabricantes disponibiliza nos seus sites todo o material que antes existia na forma de manuais, com as informações sobre componentes que são fabricados e também outros que saíram de linha.

Essa informação está normalmente no formato PDF (Portable Document File) que é um formato que pode ser baixado facilmente ocupando pouco espaço de memória, e que corresponde à cópia fiel do documento, no caso um datasheet, conforme mostra a figura 1.

 

 

Figura 1

 

 

Essa informação está normalmente no formato PDF (Portable Document File) que é um formato que pode ser baixado facilmente ocupando pouco espaço de memória, e que corresponde à cópia fiel do documento, no caso um datasheet, conforme mostra a figura 1. Nessa figura pegamos uma das páginas do datasheet (folha de dados) do 4017 obtida na Internet.

 

Como Acessar

A obtenção das informações sobre qualquer componente é bastante simples de ser obtida. Basta usar o nosso recurso no site do lado esquerdo na parte inferior da home page, ligado ao site All Datasheet que disponibiliza informações sobre mais de 20 milhões de componentes como diodos, transistores, SCRs, Triacs, circuitos integrados e até válvulas. Veja no link “veja mais” do quadro de busca como utilizar este recurso de nosso site.

 

O Inglês

 

Mas, o problema básico é que todas essas informações estão disponíveis na forma original, em inglês, já que os componentes em sua maioria, mesmo os que não sejam de países desse idioma, o adotam em sua documentação.

 

Num datasheet típico temos a seguinte organização das informações:

  1. Informações gerais e destaque

  2. Circuito equivalente e pinagem

  3. Máximos e Características em uso

  4. Gráficos

  5. Circuito de teste e avaliação

  6. Exemplos de aplicação

 

A página dada como exemplo na figura 1, mostra justamente um exemplo de página de abertura com informações gerais e pinagem.

 

Vamos pegar um texto original em inglês, da folha que obtivemos ao pesquisar o circuito 4017 e baixamos o PDF deste componente da Philips Components, para que possamos justamente mostrar ao leitor como interpretar seu significado.

 

DESCRIPTION

 

The HEF4017B is a 5-stage Johnson decade counter with ten spike-free decoded active HIGH outputs (Oo to O9), an active LOW output from the most significant flip-flop (O5-9), active HIGH and active LOW clock inputs (CP0, CP1) and an overriding asynchronous master reset input (MR). The counter is advanced by either a LOW to HIGH transition at CP0 while CP1 is LOW or a HIGH to LOW transition at CP1 while CP0 is HIGH (see also function table). When cascading counters, the O5-9 output, which is LOW while the counter is in states 5, 6, 7, 8 and 9, can be used to drive the CP0 input of the next counter.

 

Vocabulário

Decade counter – contador de década

Spike-free – livre de transientes ou picos

Most significant – mais significativo

Overriding – excedendo

Assynchronous – assíncrono

Transition – transição

Cascading – cascateando – ligando em seqüência

Drive – excitar

 

Perceba que nesse texto, já temos informações suficientes para saber o que basicamente o componente faz e com que tipo de sinais ele trabalha. A tradução desse texto ficará como:

 

Descrição

 

O HFE4017 é um contador Johnson de década de 5 estágios com 10 saídas ativas no nível alto (HIGH), livres de transientes (O0 a O9) e uma saída ativa no nível baixo (LOW) para o flip-flop mais significativo (O5 – O9), entradas de clock ativas nível alto e ativas no nível baixo (CP0 e CP1) e uma entrada excedente de reset master assíncrono. O contador avança tanto com uma transição do nível baixo para o nível alto em CP0 enquanto CP1 se encontra no nível baixo quanto avança com uma transição do nível baixo para o alto quando CP1 se encontra no nível alto (veja a tabela de funções). Quando cascatear contadores a saída Q5-9 que se encontra no nível baixo quando o contador está em 5-6-7-8 e 9 pode ser usada para excitar a entrada CP0 do contador seguinte”.

 

Observações:

Dependendo do fabricante, podemos encontrar diversas formas de expressar os níveis lógicos digitais.

 

Assim, o nível alto pode ser expresso como:

HIGH, HI, H ou 1

 

O nível baixo pode ser expresso como:

LOW, LO, L ou 0

 

O ? pode ser cortado em alguns casos, para que seja feita sua diferenciação da letra O.

 

Nesse caso, também devemos observar que o datasheet tomado como exemplo é da Philips Components. Assim, o CI especificado é o HEF4017.

 

Da mesma forma podemos acessa o site da RCA ou da Fairchild e obter o data sheet do mesmo componente com outra designação como CD4017, 4017, etc. Nas características desses componentes teremos então pequenas diferenças que ficarão mais claras ao se analisar dados mais críticos ou mesmo curvas. Na maioria das aplicações, essas diferenças não influem numa aplicação ou num projeto.

 

Imprimindo os Dados

A impressão não oferece maiores problemas para o leitor, se o formato do datasheet obtido for PDF. Nesse caso, o que obtemos é um retrato fiel da pagina ou páginas escolhidas para impressão. O problema maior ocorre se em lugar de acessarmos o datasheet nesse formato, o fizermos em HTML (Hypertext Markingup Language).

 

Nesse formato, a página apresentada na tela do computador e eventualmente impresso deixa de ser um retrato fiel do documento escolhido. Isso ocorre porque o que vai aparecer na tela e também no documento impresso, depende do navegador usado. Teremos uma impressão completamente diferente para o caso do Netscape ou do Explorer. O problema se agrava para o caso de potências de 10, símbolos matemáticos e outras indicações semelhantes.

 

Na figura abaixo damos dois exemplos de como isso ocorre, apresentando o mesmo texto impresso no Microsoft Explorer e no Netscape tirados do “Complete Guide to Data Sheets” da Alegro Microsystems.

 

The Allegro POWERHALL® A5276SU is available with

1000 Å of metallization, a temperature stability of ±3%,

an intrinsic voltage of 150 µV, and an extrinsic resistance

of greater than 105 ? over a temperature range of -40 °C

to +150 °C. For example, ß ? 3.3 • 10-3?V(BR)CEO/?TJ.”

 

O mesmo texto:

 

The Allegro POWERHALLr A5276SU is available with 1000 A of metallization, a temperature stability of +3%, an intrinsic voltage of 150 mV, and an extrinsic

resistance of greater than 105 z over a temperature

range of -40 *C to +150 *C. For example, s x 3.3

10-3hV(BR)CEO/jTJ.”


 

Conclusão

A Internet é uma poderosa fonte de informações para o praticante da eletrônica, mas ele precisa saber interpretar essas informações. Não só o correto uso dos formatos e escolha de sua origem são importantes, como também o conhecimento do inglês usado são fundamentais nessa atividade.

 

 

Artigos Relacionados

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Elevador
O elevador é um inesperado ponto de reunião onde se reúnem pessoas que nunca cogitavam se reunir um dia.
Eno Teodoro Wanke Pensamentos Moleques - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)