O Site do Hardware Livre - OSHW

Internet - Usando o inglês nos Mecanismos de Busca (ING042)

A quantidade de informações técnicas que podemos encontrar na Internet é fantástica. O número de documentos disponíveis supera em muito 1 bilhão, e está constantemente aumentando. No entanto, a grande quantidade de informações disponível traz séries dificuldades para quem está em busca de algo específico e o problema se agrava porque a maior parte da documentação disponível está em inglês. Como obter mais da Internet com a ajuda do inglês técnico é o que veremos nesse artigo.

Um dos problemas que muitos leitores encontram ao tentar fazer uso da Internet para encontrar informações sobre determinados assuntos é digitar a palavra correta no mecanismo de busca, principalmente quando se deseja tentar algo em inglês.

Mecanismos de busca como o Google, utilizam diversos algoritmos para chegar ao documento que se deseja. Isso inclui não só uma palavra chave ou frase como também até prevê a possibilidade de quem digita, ter se enganado e escrito a palavra de forma incorreta.

Além disso, a busca leva em conta a relevância das palavras no texto, o que significa que as ocorrências em que a palavra ou frase aparecem em maior quantidade são colocadas na frente.

Mas mesmo assim, o problema pode ser muito maior do que se imagina se levarmos em conta que determinados assuntos ou palavras podem aparecer milhares, dezenas de milhares e até centenas de milhares de vezes quando fazemos sua digitação num mecanismo como o Google (www.google.com).

 

Assim, para os que buscam informações técnicas na internet não basta saber qual é a palavra chave a ser usada, mas sim ter mais de uma palavra chave para se poder fazer uma filtragem e estreitar (narrow) os resultados.

Se bem que tenhamos acesso ao Google em português e o usuário até seja convidado a usá-lo especificamente nesse idioma, uma busca mais completa em inglês pode nos levar a resultados melhores.

Isso deve ser levado em conta justamente pelo fato da maioria das informações técnicas de eletrônica estarem em inglês e normalmente nos sites das empresas que os têm exclusivamente nesse idioma.

Assim, começamos com um caso simples que pode servir de exemplo para os leitores que desejam informações sobre componentes, usando a página de abertura do Google (www.google.com).

São muitos os leitores que nos pedem informações sobre determinados componentes, principalmente circuitos integrados.

Para obter informações sobre esses componentes, na maioria dos casos basta digitar seu tipo na página de abertura do Google, conforme mostramos na págiona de abertura da figura 1. Nela temos o espaço para se digitar, por exemplo, o tipo do componente procurado que o 4017.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

O leitor ficará surpreso em ver que existem 12 milhões de documentos sobre o 4017. É claro que não são todos sobre o "componente eletrônico 4017", o circuito integrado que desejamos conhecer.

No entanto, nos primeiros resultados que obtemos já é possível ter informações sólidas. Observe que os textos associados à busca já dizem do que se trata, conforme mostra a figura 2.

Nela, o leitor verá que já temos o data sheet em formato PDF disponível logo no segundo resultado da busca!

 

Figura 2
Figura 2

 

No entanto, podemos estreitar a quantidade de resultados obtendo muito mais, se usarmos um segundo termo em inglês no final da página em que temos uma opção que é "procurar nos resultados".

Clique nela e estreite a opção, usando por exemplo "data sheet" (folha de dados), conforme mostra a figura 3.

É claro que outros termos em inglês poderiam estreitar ainda mais os resultados levando-o a resultados interessantes tais como:

 

Decade counter (contador de década)

PDF - para acessar somente os documentos nesse formato

Fairchild - para procurar o data sheet desse fabricante

CMOS - para estreitar ainda mais os resultados

Application Note - para procurar circuitos de aplicação

Circuits - para encontrar circuitos práticos

 

Figura 3
Figura 3

 

Veja então pela figura 4 que encontramos um número menor de documentos, o que já nos permite fazer a seleção desejada.

É claro que nessa página já nos chama a atenção a possibilidade de pegar o data sheet completo desse componente no formato PDF no site da própria Fairchild, um dos fabricantes desse componente.

Se o leitor está trabalhando com um determinado fabricante e deseja seu data sheet, poderá estreitar ainda mais os resultados eliminando, por exemplo, Fairchild, se digitar RCA em "procurar nos resultados".

 

Figura 4
Figura 4

 

Na prática é muito importante o leitor saber usar os termos corretos em inglês para estreitar ao máximo os resultados indo às informações desejadas. Isso significa conhecer os termos técnicos associados e não apenas os números ou tipos de componentes.Isso é especialmente importante quando o que se deseja não informação sobre componentes mas sim sobre assuntos. No futuro falaremos mais desses casos.

Existem muitos outros mecanismos de busca na Internet além do Google. A seguir alguns que o leitor pode usar:

 

About.com - www.about.com - não muito recomendado para assuntos técnicos

Ask Jeeves - www.ask.com - - funciona bem para assuntos técnicos

Netscape - www.netscape.com - recomendado

Cadê - www.cade.com.br - site de busca brasileiro - tem a vantagem de que, se existirem documentos em português, eles são apresentados "na frente"

Excite - www.excite.com - bom desempenho em assuntos técnicos

Go.com - www.go.com - bom para assuntos técnicos

Lycos - www.lycos.com - recomendado para assuntos técnicos também

Snap - www.snap.com - outra alternativa para buscas.

Yahoo! - www.yahoo.com - site eficiente para assuntos de todos os tipos

 

Para pesquisar a eficiência desses sites, digitamos "4017" em todos eles, analisando o número de ocorrências e sua forma de apresentação.

 

Alguns dos mecanismos indicados neste artigo já não mais existem. Estavam ativos na época em que ele foi escrito.

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Aniversário (OP182)

Este é um mês especial para nós. Completamos nosso nono ano de existência, com muito trabalho e ainda sem esgotar a vasta coleção de coisas que temos para levar aos nossos seguidores. São novos artigos, artigos antigos para serem recuperados, pois têm valor apenas histórico como didático, novos canais como os vídeos no Youtube, novos livros e uma grande programação de palestras e eventos.

 

Leia mais...

Duvidar e Crer
Duvidar de tudo ou tudo crer são duas soluções igualmente cômodas, que dispensam ambas de refletir. (Douter de tout ou tout croire CE sont deux solutions également commodes, qui lune et autre nous dispensent de réfléchir)
Henru Poincaré (Ciência e a Hipótese) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)