NOSSAS REDES SOCIAIS -

Dimmer digital de alta resolução (ART685)

A OIn Semicoinductor descreve em seu Application Note AND8011/D (www.onsemi.com) um circuito bastante simples para um Dimmer de alta resolução digital. Na atualização de 2012 não encontramos muito sobre o que falar, a não ser dar a indicação de que existem soluções equivalentes mais modernas para o mesmo projeto.

Com base em componentes bastante comuns, esse circuito fornece um controle de potência eficiente com isolamento total da rede de energia, graças ao emprego de um acoplador óptico.

O princípio de funcionamento é mostrado na figura 1. Dispara-se o triac em diversos pontos do semiciclo da tensão da rede de energia de acordo com a potência que se deseja aplicar na carga.

 

Figura 1
Figura 1

 

Aplicando-se o pulso de disparo no início do semiciclo temos aplicação de maior potência, enquanto que disparando no final do semiciclo, a potência aplicada na carga é menor.

Os de disparo são gerados, não de forma aleatória, mas através de um circuito disparador que amostra a tensão da rede de modo a fornecer a informação sobre os instantes em que os semiciclos começam e um monoestável com base no conhecido 555.

Assim, observando a fonte de alimentação, no circuito completo mostrado na figura 2, vemos que temos dois setores, um que fornece a alimentação propriamente dita de 12 V e outro que faz o sincronismo do circuito para se obter o disparo no ponto certo.

O retardo para o disparo é ajustado no potenciômetro do monoestável que então atua como controle principal do dimmer.

O disparador óptico é um opto-diac do tipo MOC3022 que pode operar tanto na rede de 110 como 220 V. A carga máxima depende apenas do Triac usado.

O transistor no disparador óptico pode ser de qualquer tipo de uso geral como o BC548.

 

Figura 2
Figura 2

 

O único ajuste do circuito é no trimpot do comparador que determina o ponto mínimo de disparo para se obter a maior faixa possível de controle do circuito.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Talento
Com o talento faz-se o que se quer. Com o gênio, faz-se o que se pode. (Avec le talnt on fait ce quon veut. Avec le gênie on fai ce quon peut.)
Ingres (1780 - 1867) - Diário - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)